Design Thinking para Educadores

Material composto por livro-base e caderno de atividades para orientar educadores a usarem a abordagem do Design Thinking, que se baseia em 3 pilares: empatia, colaboração e experimentação

Design Thinking para Educadores
Compartilhe:

26 respostas a Design Thinking para Educadores

  1. Priscila Gonsales disse:

    Estamos completando 4 anos da iniciativa no Brasil! Temos também cursos EAD no http://www.cursolab.org.br

  2. Usamos esse material aqui no Centro Educacional Pioneiro para nos ajudar nos processos formativos de professores e alunos.

  3. Thiago Medeiros disse:

    Excelente material que traz detalhadamente os passos de como adotar o Design Thinking no contexto educacional. No material é apresentado os atores do processo, tempo em média gasto, descrição da atividade, dificuldade, e as atividades que devem ser realizadas. Para tornar o material ainda mais rico, talvez fosse interessante apresentar cases com a descrição das atividades.

  4. Fabiola Barreto Gonçalves disse:

    O design thinking destaca-se por ser um espaço colaborativo, de cocriação, em que é possível aceitar o erro como parte do processo. A partir dele, é possível realizar atividades colaborativas em sala de aula, tanto presenciais quanto virtuais, entre professor x aluno e até em cursos de formação de professores. Com isso, o grupo, de forma coletiva, pode diagnosticar, interpretar dados e pensar em solução(ões) para o problema. O material disponível é interessante e ainda é possível baixar em módulos.

  5. UBIRAJARA SANTANA ASSUNÇÃO disse:

    Achei o material muito bom, estou na segunda parte do livro e ja da para perceber o quanto o Design Thinking é interessante do ponto de vista pedagógico. Esta me ajudando muito na minha formação pedagógica, alem de permitir uma maior robustez nas minhas pesquisas de campo.

  6. Júlia Marques Carvalho da Silva disse:

    O material aborda uma temática em voga e transformadora em qualquer área de conhecimento. A possibilidade de obter o material na íntegra ou por capítulo facilita sua navegação e reutilização. O material também tem excelente organização estética, que incentiva a leitura. O livro traz várias sugestões de atividades que o professor pode aplicar em sala de aula.

  7. Magalí Teresinha Longhi disse:

    É comum, hoje, o termo inovação. O Design Thinking para Educadores, baseado no Design Thinking de Tom Brown (livro em português: Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias), é um modelo mental para construir uma ideia voltada para a Educação. Sabe-se que uma ideia não pode ser conduzida apenas com base na razão. Tampouco pode-se confiar exclusivamente na intuição. Inova-se quando há um equilíbrio entre os dois polos. É preciso buscar “relevância pela criação de uma cultura de empatia, cocriação e constante experimentação”. Portanto, o material apresentado segue este caminho. Esteticamente, é bem organizado e as informações são fáceis de serem obtidas. Disponibiliza um livro digital e um caderno de atividades (em branco e com exemplos) que podem ser baixados. Interessante apontar o material Plano em que o usuário-navegador pode, a partir de um problema, preencher as etapas específicas do Design Thinking, inserindo postits digitais e imagens para organizar suas ideias.

  8. Letícia Pedruzzi disse:

    O material Design Thinking para Educadores é uma adaptação da metodologia do Human Centered Design (HCD) da IDEO, ou seja, design centrado no ser humano.

    O material está todo traduzido e inclui o livro e o caderno de atividades para a aplicação do método de projetar considerando e buscando conhecer e interagir com os usuários finais e todos os possíveis atores relacionados ao assunto.

    Já fiz o curso do HCD da Ideo e considero um método muito promissor e que renova as perspectivas de quem faz projeto e acha que pode encontrar uma solução sozinho, depois dessa experiência a visão de solução de problemas mudará, considerando todo o aprendizado e soluções que realmente fazem sentido para o público a que se destina, já que os mesmos foram ouvidos e testaram o protótipo, assim pode-se avaliar e ajustar a solução antes de ser efetivamente implantada.

    O material está licenciado em Creative Commons Attribution – Non Commercial – Share Alike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0), seguindo a orientação da IDEO. Com esse tipo de licença é permitido compartilhar e remixar a obra para uso sem fins comerciais e registrar novamente sob a mesma licença.

  9. Carolina Pereira Nunes disse:

    Gostei muito do material disponibilizado (livro e caderno de exercícios). Realmente é tudo muito didático e fácil de ser replicado. Acredito que essas são características essenciais para um REA de sucesso pois facilitam a compreensão e a utilização do recurso.Este recurso chamou a minha atenção pois trata-se de algo que pode nos ajudar muito no planejamento das nossas ações e, como sabemos, um bom planejamento é a chave do sucesso para tudo (da aula ao projeto de pesquisa). Gostei de como o recurso nos direciona para pensarmos na nossa realidade, afim de identificarmos quais são o reais problemas a serem sanados, o que de fato precisa ser aprimorado.

  10. Marialice de Moraes disse:

    A proposta do Design Thinking é uma ferramenta fantástica para ser aplicada em sala de aula e, talvez especialmente, para a a formação de professores e para o planejamento de atividades educativas.
    Conheci a metodologia o ano passado e tenho tentado aplicar os princípios na disciplina que ministro – Metodologia da Pesquisa – incentivando os alunos a pensarem seu projeto de pesquisa dentro das etapas propostas (descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução). Iniciei este semestre, mas foi desafiador fazê-los pensar em grupo e construir de forma conjunta soluções (que na verdade são problemas!) individuais. Agora, já estou tentando fazer algumas adaptações para o próximo semestre!

  11. Daysemara Simone Santana Trindade disse:

    Gostei muito do material. O livro digital e o caderno de exercícios apresentam um layout muito bonito e agradável e está licenciado em Creative Commons. O livro é fácil navegação e possibilita o acesso por módulos. É escrito de maneira bem didática e muito útil no planejamento de ações. Acredito que auxilie muito os professores a planejarem suas aulas e projetos. A partir de um problema, o usuário pode preencher as etapas do Design Thinhkin, que são bem detalhadas no livro, inserindo inclusive postitis e imagens para especificar cada etapa do planejamento. Além disso, oferece sugestões de atividades para os professores aplicarem em sala de aula presencial ou virtual.

  12. Gostei muito da ideia, Design Thinking, ou Pensando no Projeto.
    Achei uma obra de fácil entendimento, com recursos muito interessantes.
    Um passo a passo, uma forma estruturada de organização de ideias e ações.
    Com certeza irei compartilhar esse material e colaborar também.
    A forma colaborativa de desenhar ou projetar algo permite que todo o processo de criação e consequente a busca da solução de problemas fique muito mais rica.
    Um desafio que temos é oferecer cursos e disciplinas dentro de ambientes virtuais de aprendizagem e a proposta de Desing Thinking se encaixa perfeitamente para tentarmos superar esse problema.
    Obrigado aos autores por essa obra sensacional.

  13. Rosemary Andrade disse:

    O design thinking oferece uma nova perspectiva para o trabalho e permite que os educadores elaborem soluções práticas para a sala de aula.
    O livro é bem organizado, de fácil leitura, oferece métodos e instrucoes de como utilizar o design thinking para conhecer e atender as necessidades dos alunos. O recurso original está disponível no link https://designthinkingforeducators.com/

  14. Viviane Lílian dos Santos Barrozo disse:

    A partir do guia “Design Thinking para Educadores”, foi possível perceber que o design thinking é focado no humano. No contexto educacional, professores e equipe multidisciplinar mergulham num processo criativo e, os produtos pedagógicos desenvolvidos (sem linearidade), possibilitam aos estudantes uma aprendizagem significativa. Portanto, ao pensar soluções pedagógicas que possibilitem a mediação entre os atores envolvidos no processo educacional, mantendo a centralidade nas necessidades dos estudantes e promovendo atividades colaborativas, potencializará o desenvolvimento de diversas competências. Dessa forma, a escola atende ao propósito inicial e torna-se um agente transformador.

  15. O material tem muita relevância educacional. Acredito que a implantação do processo de Design Thinking pode ampliar o processo de compreensão do usuário, questionar afirmações, e redefinir problemas em uma tentativa de identificar estratégias alternativas e soluções que podem não aparecer instantaneamente em nosso nível de compreensão.

    É importante perceber que esse pensamento se organiza em passos para solucionar problemas, é uma maneira de pensar e trabalhar assim como uma coleção de metrologias a serem aplicadas no processo.

    Bom salientar que o material é fornecido sob a Licença Creative Commons de atribuição não comercial, o que possibilita a sua redistribuição e modificação desde que citada a fonte.

  16. Guimer Brito disse:

    Excelente site e material. Site com diversos elementos multimídia, com linguagem clara. O livro apresenta diagramação super interessante. No cabeçalho temos clareza de onde estamos no material (etapas) e a barra com informações do lado esquerdo, apresenta dados importantes para a compreensão da proposta. A identidade visual do material com todos esses elementos ajuda a entender a proposta do design Thinking.

  17. Lilian Ucker Perotto disse:

    No ano passado, participei como docente de uma especialização chamada Processos e Produtos Criativos que utilizava como filosofia o design thinking. Este método tem me permitido repensar minhas práticas pedagógicas desde outra perspectiva, ampliando cada vez mais as formas de ensinar e aprender. Gostei muito deste material e irei indicar aos meus estudantes para que possam avançar no tema.

  18. TANIA M F SOUZA disse:

    Não conhecia o “Design Thinking para Educadores”, esse foi meu primeiro contato com o material. Devo dizer que não senti dificuldades em compreender a estrutura seu funcionamento, a partir de um passo a passo bem estruturado e funcional. Linguagem simples e objetiva que permite aos iniciantes uma navegação pelo material com excelente aproveitamento. Os vídeos muito bem produzidos, facilitam a compreensão. Material extremamente relevante para o educador aberto.

  19. Dálete Cristiane Silva Heitor Albuquerque disse:

    O material “Design Thinking para educadores” é para além de interessante, relevante. A distribuição do conteúdo, sua aplicabilidade e forma de trabalho é bastante didática e se apresenta em um formato muito fácil de visualização para o público alvo.
    Um dos elementos mais importantes é a forma de apresentar o processo como um todo, por fases. Também, em cada fase, em cada passo há sempre uma ilustração, um caso apresentado e isso faz com que o leitor tenha plena visão de como ocorre essa abordagem, o DT, e como isso pode estar próximo de seu cotidiano.
    Ah! O apresentação visual do material é muito bonita.

  20. Ana Bandeira disse:

    Acho a proposta do material bem interessante. Trazer a abordagem metodológica de uma das metodologias do Design para a sala de aula faz com que a relação de ensino/aprendizagem se torne dinâmica e fluida. Quanto ao recurso utilizados para a publicação do e-book, quando se pede para ver os “capítulos” acho que a solução do “pdf” não é a alternativa mais inclusiva e abrangente. Já que se está trabalhando no espaço do digital o mesmo poderia ser disponibilizado em “html” para melhor visualização em diversos tipos de suporte.

  21. Diego Dias disse:

    O material é muito bem elaborado e intuitivo, permitindo que seu conteúdo seja acessado tanto online quanto offiline. A questão relacionada ao caderno de atividades é algo a se destacar, uma vez que disponibiliza o conteúdo com ou sem exemplos. A única crítica é em relação ao tempo sem atualização do material (4 anos). Acredito que novos conhecimentos possam ser agregados ao material.

    • Priscila Gonsales disse:

      Olá Diego, a ideia desse material, justamente por ter uma licença aberta, é que possa ser atualizado por qualquer pessoa interessada em criar uma nova versão, com mais exemplos brasileiros, por exemplo, pois na época que fizemos, em 2013/2014 não havia quase nenhum exemplo. Vale a pena, quando estamos refletindo sobre REA, considerar que a atualização não precisa ser sempre esperada pelo autor original da obra! 😉 De todo modo, publiquei um livro recente, a partir do uso desse material: http://www.gg.gg/LivroNovoDTE

  22. Luiz Sérgio disse:

    Design Thinking para Educadores, é um excelente material para ser utilizado na formação de professores, pois permite enriquecer o pensamento crítico e aprimorar a criatividade, permitindo organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e certamente, adquirir conhecimentos. Destacando-se também pela forma colaborativa entre os participantes. Por exemplo: é possível ensinar algoritmos para alunos iniciantes em computação, onde uma turma é desafiada a solucionar um determinado problema. É uma metodologia inovadora.

  23. Leonardo C. Cunha disse:

    “Acreditar que podemos fazer a diferença, desenvolvendo um processo intencional para chegar ao novo, a soluções criativas e criar impactos positivos.”
    Este resumo do que é “Design Thinkink para educadores” é perfeito e mostra a importância desta metodologia na educação.

  24. Marcello Calvosa disse:

    Prezados,

    Parabéns pela iniciativa e esforços de todos!

    Senti falta de conteúdos e recursos em Ciências Sociais Aplicadas. Gostaria de ser um construtor, nesse sentido. Porém, em meu modelo mental, consigo facilmente perceber tal contribuição por meio de textos, casos de ensino e vídeos. Gostaria de ser desenvolvido e ter um novo modelo mental e olhar sobre como usar outras mídias e recursos de ensino/aprendizagem (jogos, simulações, conteúdos ativos, imersões, softwares etc.) para ajudar outras pessoas a compartilharem saberes e ideias, para gerar identidade em terceiros, ajudando na construção do caminho de comunidades.

    Coloco-me à disposição para desenvolver conteúdos por meio de esforços coletivos (com muitas mão e cabeças trabalhando juntas), que engrandeçam essa iniciativa. Além de deixar as portas abertas para aproximações nas universidades que represento. Interessados poderão entrar em contato pelo e-mail: mvcalvosa@yahoo.com.br

    Abraços e congratulações,

    Marcello Calvosa.
    lattes.cnpq.br/2844242339593000

  25. Cristiane Fereira Lemos Lima disse:

    O design thinking é uma metodologia inovadora, por proporcionar no ambiente educacional um espaço colaborativo, em pode-se criar soluções, perceber novas oportunidades, inspirar-se e criar novas ideias para os estudantes, professores, colaboradores e gestores. Pretendo utilizá-la nas minhas disciplinas no próximo semestre e apresentá-la nas reuniões pedagógicas da minha instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *