Saiba mais e colabore

 

O que é o REliA?
Abreviação de Recursos Educacionais com licenças Abertas. Também chamados de Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais criados para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem com o uso das tecnologias digitais que estejam disponíveis em domínio público ou sob uma licença de uso aberta para permitir uso, reuso e adaptação. Podem ser jogos, vídeos, músicas, plataformas completas, mapas, dentre outros. A licença de uso aberta aparece na categorização de cada recurso.

Como funciona esta plataforma? 
O REliA foi adaptado da primeira versão do Escola Digital, criado inicialmente em wordpress para ser um “referatório” (uma plataforma que indica sites externos).  Cada recurso indicado aqui está organizado por “tipo de mídia” e tem seu respectivo link para que o usuário possa acessá-lo diretamente no site em que está hospedado. Alguns dos links vão para a página onde pode ser feito o download. O levantamento e pesquisa dos REA indicados vem sendo feito pelo Instituto Educadigital por meio do projeto REA.br desde 2010. Agora com o REliA a ideia é facilitar a busca do usuário a partir da organização em categorias como “tipo de mídia”, “área do conhecimento”, “disciplinas curriculares”, dentre outros.

Quem mantém a plataforma? 
O REliA é um projeto da Iniciativa Educação Aberta, uma parceria entre o Instituto Educadigital e a Cátedra UNESCO de Educação Aberta do Brasil. Para construir o REliA foi criada uma campanha de financiamento coletivo no Catarse e a atualização de conteúdos na plataforma vem sendo feita de maneira voluntária. Se você acredita no projeto e quiser colaborar com a manutenção/atualização, você pode fazer sua doação aqui
Se você quer patrocinar o REliA, escreva para a gente: contato@educadigital.org.br

REliA está integrado na Plataforma Integrada do MEC
O Instituto Educadigital assinou termo de cooperação com o Ministério da Educação para disponibilização do acervo de REA indicado no REliA.   https://plataformaintegrada.mec.gov.br/

Como pesquisar um REA?
É possível fazer uma busca por palavra-chave, digitando no campo aberto da página inicial ou então uma busca avançada, a partir das categorias disponíveis, fazendo as combinações necessárias. Você pode também pesquisar por “tags”, isto é,  palavras-chaves, usadas para agrupar REA que tratam do mesmo assunto. Em cada página individual de um REA você vai observar “tags” logo abaixo da imagem. Ao clicar um uma “tag” você terá uma lista de todos os REA que foram classificados com essa “tag”.

Como fazer uma pesquisa avançada (combinada)?
Há várias formas de fazer uma pesquisa avançada ou combinada. Por exemplo, por “Tipo de Mídia”. Você deve escolher qual “Tipo de Mídia” quer pesquisar. Por exemplo, “Games”. Ao selecionar “Games” vai aparecer algumas subcategorias como “em rede”, “single mode”, “quizz”, “para criar”. Você pode escolher uma ou mais ou todas as subcategorias (tem um botão para clicar “selecionar todas”). Depois, você pode combinar outras possibilidades de classificação caso queira determinar com mais precisão o que você está buscando.

Você já fez pesquisa combinada e ainda assim veio muito mais REA do que lhe interessava?
É que se você não selecionar um “nível de ensino” ou a “Disciplina”, o sistema vai trazer REA de todos os níveis de ensino que foram mapeados, de todas as disciplinas.
Outra possibilidade é escolher somente uma ou mais “Área do Conhecimento” e combinar ou não com “Disciplina” ou “Nível de Ensino”. O resultado vai trazer uma lista de Tipos de Mídia de acordo com os itens selecionados. Parece complexo? Mas é bem simples. Basta pensar uns segundinhos no que você precisa e combinar isso na hora de selecionar as caixas da busca avançada. 

Como encontrar um REA para o tema da minha disciplina curricular?
Você pode digitar a palavra no campo aberto de busca. No entanto, os REA apresentados neste mapeamento não foram categorizados detalhadamente de acordo com os temas de cada disciplina curricular. A ideia é que o(a) educador(a) possa também exercer com autonomia sua habilidade de pesquisa e criatividade para encontrar um REA que complemente ou potencialize sua aula ou seu projeto, independentemente se ele foi classificado para uma determinada disciplina. Se você quiser compartilhar ideias, críticas ou sugestões, deixe um comentário na página do REA que vc escolheu.

Não quero usar um REA e sim criar um personalizado. É possível?
Sim. Em cada um dos tipos de mídia disponíveis  (games, plataformas, vídeos etc) existe uma subcategoria denominada “Para criar”, que busca os REA que oferecem essa possibilidade de produção autoral pelo usuário. Para isso, você deve primeiro escolher qual o tipo de mídia que deseja criar. Exemplo: “Games”, vão aparecer as subcategorias, você escolhe “Para criar” e clica no botão “Pesquisar”. Vai aparecer uma lista de REA que possibilitam a criação pelo usuário.

É possível encontrar REA para educadores?
Sim. Existem REA que trazem orientações e informações para educadores usarem nos processos de planejamento ou na sua própria formação. Na pesquisa aberta, você pode digitar “planejamento” ou o tema que gostaria de encontrar. Também pode buscar por “tag” (palavra-chave) na página interna do REA . E na pesquisa avançada, você pode selecionar um tipo de mídia (geralmente será vídeo ou  infográfico para esse tipo de demanda) e selecionar apenas um dos níveis de ensino, pois os REA  voltados para educadores foram classificados para todos os níveis de ensino.