Plataforma
Tipo de REliA: Plataforma, Redes
Disponibilidade:
Idioma:
Produzido por:
Instituto Educadigital e Cátedra Unesco de Educação Aberta

Iniciativa Educação Aberta

Reúne produções e projetos da Cátedra UNESCO em Educação Aberta e do Instituto Educadigital, que promovem a temática de educação aberta e recursos educacionais abertos no Brasil. Os trabalhos, envolvendo pesquisa acadêmica, publicações, produção de recursos e repositórios, bem como formação presencial e a distância, têm sido desenvolvidos pelas pessoas das duas instituições desde 2007.

iniciativa aberta

Iniciativa Educação Aberta
Compartilhe:

2 respostas a Iniciativa Educação Aberta

  1. Na “Iniciativa Educação Aberta” podemos encontrar produções e projetos da Cátedra UNESCO em Educação Aberta e do Instituto Educadigital, que promovem a temática de educação aberta e recursos educacionais abertos no Brasil. Considero que as publicações disponibilizadas nesse espaço são muito importantes para quem pretende conhecer o tema, pois apresenta no item políticas públicas, uma linha do tempo sobre as iniciativas brasileiras, traz também um folheto ilustrativo, que sintetiza alguns conceitos básicos. Além disso, apresenta um mapa global que contém iniciativas e projetos na área. Disponibiliza ainda publicações de temas relacionados com o assunto, que podem ser baixados. Entre os livros disponibilizados está “Recursos Educacionais Abertos: um caderno para professores”, que para quem está iniciando a discussão sobre o tema, é bastante esclarecedor. Sugiro a leitura para todos os pesquisadores que se interessam em promover a temática da Educação Aberta e recursos educacionais abertos.

  2. Iraildes Andrade Juliano disse:

    A Plataforma virtual Iniciativa Educação Aberta (IEA) é um excelente espaço de conexão de atores que promove e facilita a cooperação e o compartilhamento de recursos e conhecimentos sobre Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos (REA), os principais atores sociais envolvidos em sua organização, desenvolvimento e difusão, a configuração do ecossistema da educação no Brasil, além de suas principais linhas de ação. Destaca-se ainda a potencialidade do Mapa Global REA que encontra-se em construção, e que funcionará como um estratégico “centro de comando” para a comunidade de educação aberta. Trata-se portanto, de uma rica e potencial ferramenta multidisciplinar produzida pelo Instituto Educadigital e a Cátedra Unesco de Educação Aberta, de acesso obrigatório para quem, assim como eu, está interessado em conhecer um pouco mais dessa instigante experiência de abertura do mundo educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *