Pixabay

Pixabay é uma vibrante comunidade de criativos, compartilhando imagens e vídeos livres de direitos autorais. Todos os conteúdos são lançados no Creative Commons CC0, o que os torna seguros de usar sem pedir permissão ou dar crédito ao artista – mesmo para fins comerciais.

pixabay

Pixabay
Compartilhe:

7 respostas a Pixabay

  1. Trata-se de um rico banco de imagens e vídeos para download gratuito.
    Vantagem: é uma importante ferramenta para aqueles que buscam imagens de alta resolução, podendo inclusive realizar a busca inserindo filtros: por tipo de imagem, orientação, categoria, tamanho e coloração.
    Desvantagem: embora o download seja grátis, as imagens baixadas são no formato JPG.

  2. Verônica Morales Antunes disse:

    Fiquei impressionada com a quantidade de imagens disponíveis e a variedade de temas: 1,4 milhões de imagens e vídeos compartilhados livres de direitos autorais.
    Considero como aspectos úteis para um profissional da educação a utilização das imagens/vídeos disponibilizadas pelo PIXABAY, pois é uma forma segura de usar estas imagens/vídeos em aulas, materiais impressos ou digitais, evitando a insegurança e o receio de usar algum material que possa infringir algum direito autoral.
    Porém é importante observar, quando da escolha das imagens/vídeos no site do PIXABAY, o que diz no FAQ : “No entanto, algum do conteúdo pode ser protegido por marcas, publicidade ou direitos privados”.

  3. Hellen Corrêa da Silva disse:

    Um site que reúne imagens, vídeos curtos e ilustrações, gratuitos, mas, em uma primeira pesquisa minha cliquei de cara na primeira imagem que apareceu pois parecia melhor que as outras, aí percebi que na primeira linha as imagens são de um banco de dados de outro site, e estas não são gratuitas, fica lá bem discretamente “imagens patrocinadas”. Eu, que não vi na hora, acabei clicando, e quando percebi tinha sido redirecionada a outro site. Percebi que tinha feito algo de errado, voltei para pesquisar de novo, entre as outras imagens, as que me seriam melhor para o que eu precisava usar. Mas de modo geral, encontrei muita coisa legal. Logo que você clica na foto aparece do lado direito pedindo um “café”, modelo muito utilizado em sites de colaboração, como exemplo a wikipédia, nestes sites as pessoas fazem doações para manterem os sites com estas funcionalidades gratuitas, acho justo, afinal eles tem despesas para manter o site. Não obrigam a nada, só quem se solidariza com a causa vai ajudar. As imagens tem qualidade satisfatória que serviram bem aos meus propósitos educacionais. É muito útil também para sites até com fins comerciais mas que ainda não dispõem de muitos fundos para adquirir imagens pagas. E nós que somos de universidades públicas precisamos sempre desse tipo de recurso para usar no nosso dia a dia. Finalizando concluo que o layout é agradável e de fácil acesso e pesquisa.

  4. Eniel do Espírito Santo disse:

    Trata-se de um vastíssimo repositório de imagens e vídeos. Foi fácil identificar a licença da imagem escolhida (CC0 Creative Commons – Grátis para uso comercial e Atribuição não requerida).
    A imagem escolhida estava no formato JPG e resolução 8000×800, tratando-se de um formato aberto. O recurso foi baixado com facilidade para utilização. Todavia, os metadados da imagem utilizada não a descrevem com clareza para os propósitos educacionais, pois simplesmente configura na categoria “Educação”, sem nenhum metadado adicional para a busca.

  5. Greiciele de Carvalho Maia disse:

    Muitos professores têm dificuldade com o uso de imagens nas produções educacionais. E esse não é um problema exclusivo das gerações mais distantes do cotidiano tecnológico, profissionais jovens, com formação recente também se encontram desconfortáveis quando o assunto é encontrar a imagem ideal para compor o conteúdo. É nesse cenário que a plataforma Pixabay entra como importante apoio na construção de materiais e recursos didáticos.
    No âmbito dos Recursos Educacionais com licenças Abertas, o Pixabay se destaca em muitos aspectos como grande diversidade de imagens (fotos, vetores, ilustrações) e vídeos, resolução que possibilita utilizar as imagens e vídeos em muitos formatos sem risco de distorção, ferramenta de busca simplificada e download facilitado. No entanto, convém verificar se a licença do objeto pretendido é mesmo CC0 Creative Commons,que é Grátis para uso comercial e Atribuição não requerida, já que quanto ao uso das imagens, o FAQ informa o seguinte: “Pode copiar, modificar, distribuir e usar as imagens, até para efeitos comerciais, tudo sem pedir permissão e sem ter que pagar. No entanto, algum do conteúdo pode ser protegido por marcas, publicidade ou direitos privados.”
    Todos os recursos estão separados por categorias e a pesquisa pode ser feita por diferentes filtros e há também recursos de ajuda, dúvidas frequentes, fórum e outras informações que podem elucidar dúvidas e apoiar os usuários. Um ponto negativo é que mesmo escolhendo o idioma português, muito do conteúdo está disponível somente em inglês.
    A ferramenta pode ser acessada pelo site ou pelo aplicativo e a navegação é fácil e agradável. Dessa forma, até mesmo um professor que não tenha muita intimidade com a tecnologia conseguirá pesquisar e encontrar recursos de qualidade.

  6. Maria Isabel Accorsi disse:

    Excelente repositório de imagens para se encontrar aquela foto ou vídeo que você necessita para ilustrar um conteúdo, apresentação, etc. O material disponibilizado é de alta qualidade. As imagens costumam ter 4 ou mais tipos de resoluções para você escolher. Você decide qual resolução da imagem você quer baixar de acordo com a sua finalidade de uso.
    Achei muito simples de utilizar. Ao abrir a ilustração selecionada, ao lado já vai dizer o tipo de licença da imagem, bem descomplicado. Também não é necessário se cadastrar no Pixabay para fazer download das imagens, mas com cadastro é mais rápido e prático.
    A busca por uma imagem foi muito tranquila, bem fácil mesmo. Digitando uma palavra aparecem muitas imagens. Se você quiser refinar sua pesquisa acrescente mais palavras ou aprimore a definição do que você busca.

  7. Mirtes Ribeiro Junior disse:

    Olá, Colegas visitantes,

    Após visitar alguns outros repositórios específicos de imagens, acabei elegendo o Pixabay, como o mais interessante pela riqueza de seu banco de dados, e também por que ao estudar recursos abertos, acho interessante a possibilidade de colocar em discussão um repositório mais “lado B”, fugindo um pouco das imagens tradicionais, e apresentando ângulos inusitados de locais, pessoas, e coisas,… achei incrível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *