E-Nave Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras

Sistematização de metodologias e atividades pedagógicas com tecnologia digital realizadas nos últimos 20 anos no projeto NAVE, da Oi Futuro, com duas escolas públicas estaduais de Ensino Médio, em Recife e no Rio de Janeiro. Material lançado em abril de 2018.

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5 Responses to E-Nave Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras

  1. Olga Bastos Cardoso disse:

    Material de excelente qualidade, fornece informações claras e objetivas, além de apresentar uma riqueza de atividades variadas para diferentes conteúdos que estimulam novos modos de ensinar e aprender.
    Rico material para formação de professores.

  2. Joice Araújo Esperança disse:

    Como professora de Didática, considero este livro digital um material significativo para a formação de professores, pois a estratégia de registro e compartilhamento de práticas pedagógicas potencializa a construção de saberes da ação pedagógica, criando condições para que os docentes se percebam como autores e protagonistas de suas trajetórias de formação. Ademais, o livro apresenta o registro de práticas que podem replicadas e reinventadas, considerando-se os objetivos e as especificidades dos processos de ensino e aprendizagem vivenciados por por cada professor em contextos reais de ensino.

  3. Joice Araújo Esperança disse:

    Como professora de Didática considero que o material pode contribuir sobremaneira com o campo da formação de professores, pois trata-se de uma estratégia de registro e compartilhamento de práticas pedagógicas significativa e necessária para a construção de saberes da ação pedagógica e a consolidação de uma cultura em que professores se percebam como autores e protagonistas de suas trajetórias de formação.

  4. RENNAN DO NASCIMENTO BARBOSA disse:

    fácil acesso, boa apresentação, o recurso em formato PDF é ideal para pessoas que nem sempre estão conectadas.

  5. Graça Santos disse:

    A sistematização deste guia, já conhecido por mim, torna visível a identidade do Projeto pedagógico, bem como a cultura, o clima e a gestão escolar. Conheci bem o início da criação de alguns Núcleos Avançados no RJ, com a parceria privada OI FUTURO. Participei de algumas reuniões para cocriação do que hoje é realidade. Corrigi até provas/gabaritos, quando antes na escola, só eram aceitos alunos selecionados. Uma Unidade Escolar Estadual diferenciada de toda a rede regular, causava e ainda causa um impacto muito grande na vida dos alunos e professores. Conheci alunos que da Baixada Fluminense, foram estudar na Zona Norte, onde a escola está inserida, e obtiveram sucesso profissional. Ainda hoje tenho contato com alguns profissionais, tais como Fernanda Sarmento, que faz parte da Equipe de Sistematização OI FUTURO. Trabalhei com a Professora Monica D’Almery, especialista em Literaturas (em uma unidade escolar noturna regular compartilhada com estrutura física mínima), e conversávamos sobre as realidades e utopias, pontos e contrapontos possíveis de serem realizados numa escola regular, e o papel da escola modelo onde todas as condições são oferecidas, inclusive para a publicação da autoria e protagonismo de professores e alunos. Este guia é um mapa didático para recriação das relações entre profissionais e alunos, por meio do reconhecimento do trabalho docente. Surfando em cada página, com olhares mais apurados, reconheço as abordagens e metodologias, no no atual contexto são vendidos como produtos comerciais. Reflito também sobre o que farei com este precioso mapa para que escolas e professores tenham conhecimento e possam remixar, transgredir, e registrar as suas ações e projetos de forma tal, que sintam-se orgulhosos de serem tão inspiradores como o NAVE/RJ/PE, tendo em vista seus limites, intenções, transgressões e desafios pedagógicos cotidianos, assim como penso em como as Instituições para Formação Inicial/Continuada poderão lançar mão deste Livro Digital, promovendo futuro profissionais aos mundo do protagonismo/autoria docente. Este guia ressalta a Inteligência Coletiva de uma Escola e nos convida a uma nova relação educativa baseada na colaboração em sala de aula, na escola e na comunidade. um convite a soltar a imaginação, a paixão e o risco para exploração de novos designs. Que todas as ESCOLAS MODELOS convertam-se numa Comunidade de Aprendizagem Global, divulgando de forma mais ampla e prática “vivenciada”. Este guia é um documento que pode e deve ser remixado por todos. Feliz pela oportunidade de fazer uma leitura mais apurada, e com o compromisso de expandir o acesso, conhecimento e uso do Livro.

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