E-Nave Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras

Sistematização de metodologias e atividades pedagógicas com tecnologia digital realizadas nos últimos 20 anos no projeto NAVE, da Oi Futuro, com duas escolas públicas estaduais de Ensino Médio, em Recife e no Rio de Janeiro. Material lançado em abril de 2018.

E-Nave Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras
Compartilhe:

7 respostas para E-Nave Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras

  1. Olga Bastos Cardoso disse:

    Material de excelente qualidade, fornece informações claras e objetivas, além de apresentar uma riqueza de atividades variadas para diferentes conteúdos que estimulam novos modos de ensinar e aprender.
    Rico material para formação de professores.

  2. Joice Araújo Esperança disse:

    Como professora de Didática, considero este livro digital um material significativo para a formação de professores, pois a estratégia de registro e compartilhamento de práticas pedagógicas potencializa a construção de saberes da ação pedagógica, criando condições para que os docentes se percebam como autores e protagonistas de suas trajetórias de formação. Ademais, o livro apresenta o registro de práticas que podem replicadas e reinventadas, considerando-se os objetivos e as especificidades dos processos de ensino e aprendizagem vivenciados por por cada professor em contextos reais de ensino.

  3. Joice Araújo Esperança disse:

    Como professora de Didática considero que o material pode contribuir sobremaneira com o campo da formação de professores, pois trata-se de uma estratégia de registro e compartilhamento de práticas pedagógicas significativa e necessária para a construção de saberes da ação pedagógica e a consolidação de uma cultura em que professores se percebam como autores e protagonistas de suas trajetórias de formação.

  4. RENNAN DO NASCIMENTO BARBOSA disse:

    fácil acesso, boa apresentação, o recurso em formato PDF é ideal para pessoas que nem sempre estão conectadas.

  5. Graça Santos disse:

    A sistematização deste guia, já conhecido por mim, torna visível a identidade do Projeto pedagógico, bem como a cultura, o clima e a gestão escolar. Conheci bem o início da criação de alguns Núcleos Avançados no RJ, com a parceria privada OI FUTURO. Participei de algumas reuniões para cocriação do que hoje é realidade. Corrigi até provas/gabaritos, quando antes na escola, só eram aceitos alunos selecionados. Uma Unidade Escolar Estadual diferenciada de toda a rede regular, causava e ainda causa um impacto muito grande na vida dos alunos e professores. Conheci alunos que da Baixada Fluminense, foram estudar na Zona Norte, onde a escola está inserida, e obtiveram sucesso profissional. Ainda hoje tenho contato com alguns profissionais, tais como Fernanda Sarmento, que faz parte da Equipe de Sistematização OI FUTURO. Trabalhei com a Professora Monica D’Almery, especialista em Literaturas (em uma unidade escolar noturna regular compartilhada com estrutura física mínima), e conversávamos sobre as realidades e utopias, pontos e contrapontos possíveis de serem realizados numa escola regular, e o papel da escola modelo onde todas as condições são oferecidas, inclusive para a publicação da autoria e protagonismo de professores e alunos. Este guia é um mapa didático para recriação das relações entre profissionais e alunos, por meio do reconhecimento do trabalho docente. Surfando em cada página, com olhares mais apurados, reconheço as abordagens e metodologias, no no atual contexto são vendidos como produtos comerciais. Reflito também sobre o que farei com este precioso mapa para que escolas e professores tenham conhecimento e possam remixar, transgredir, e registrar as suas ações e projetos de forma tal, que sintam-se orgulhosos de serem tão inspiradores como o NAVE/RJ/PE, tendo em vista seus limites, intenções, transgressões e desafios pedagógicos cotidianos, assim como penso em como as Instituições para Formação Inicial/Continuada poderão lançar mão deste Livro Digital, promovendo futuro profissionais aos mundo do protagonismo/autoria docente. Este guia ressalta a Inteligência Coletiva de uma Escola e nos convida a uma nova relação educativa baseada na colaboração em sala de aula, na escola e na comunidade. um convite a soltar a imaginação, a paixão e o risco para exploração de novos designs. Que todas as ESCOLAS MODELOS convertam-se numa Comunidade de Aprendizagem Global, divulgando de forma mais ampla e prática “vivenciada”. Este guia é um documento que pode e deve ser remixado por todos. Feliz pela oportunidade de fazer uma leitura mais apurada, e com o compromisso de expandir o acesso, conhecimento e uso do Livro.

  6. Luís José Malanga disse:

    Sem sombras de duvidas é um projeto (realidade) excecional e muito fascinante! Impressionante pela sua peculiaridade de ousadia, principalmente pela proposta inovadora e futurista. Ao contemplar o material dá até uma sensação de desafio a procurar conhecer a instituição de forma física, e muito mais ainda os seus quadros (gestores, professores, alunos e etc). Um ponto bastante surpreendente para mim também, é o tempo de existência do projeto. Pois, vimos muitas instituições com décadas de existência mas que ousam acompanhar a dinâmica e o desenvolvimento da sociedade, ficando assim estagnadas no tempo e no espaço. Um material com imensa potencialidade e que pode ajudar muitos. tanto aos gestores e docentes. E como toda nave, essa nave nos convida a uma navegação futurista apresar de estarmos num tempo presente. Super recomendo.

  7. LEANDRO CAMPOS LEMES disse:

    Ótimo recurso, com opções variadas para todas as áreas do conhecimento.
    Achei muito positivo essa variedade pois em alguns casos apenas alguns componentes, ditos mais importantes, são considerados em produções didáticas. No caso desse recurso vemos a importância da formação global dos alunos, com as opções apresentadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *