Livro Digital
Tipo de REliA: Livro Digital
Categoria: Leitura
Disponibilidade:
Idioma:
Produzido por:
Isabela Nardi

Esquisitiras: tirinhas sobre respeito

Escritas e ilustradas por Isabela Nardi, as Esquisitiras são uma coletânea de tirinhas criadas entre 2014 e 2017. As tirinhas abordam o tema do bullying e do preconceito que crianças e adolescentes sofrem por serem diferentes. As histórias são baseadas nas experiências vividas pela autora e por seus colegas quando frequentavam a escola. O intuito das tirinhas é trazer mensagens de amor-próprio e respeito ao próximo.

Esquisitiras: tirinhas sobre respeito
Compartilhe:

13 respostas para Esquisitiras: tirinhas sobre respeito

  1. Pingback: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO - EAD.LINK: Tecnologia Educacional

  2. Maria Celia Dantas de Araújo disse:

    Excelente material para trabalhar com as turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, sobre o bullying e as diferenças individuais. As tirinhas e os quadrinhos podem ser usados para várias atividades de leitura, interpretação e debates sobre valores e respeito ao próximo.

    • Robson da Cruz de Mesquita disse:

      Gostei bastante do livro, pois, trata de assuntos importantes e que podem ser trabalhados em todas as séries, pelas famílias em suas casas, e por toda sociedade. O livro tem muitos desenhos, uma linguagem de fácil compreensão, além de conceitos, o que é muito importante. A única observação a ser feita é a impossibilidade de criar derivados, apesar disso, o livro possibilita muitas possibilidades de trabalho.

    • Marina Matera Sanches disse:

      Eu também incluiria os alunos do 3º ano, Maria Célia. Dá para trabalha questões comportamentais e de autoestima a partir das reflexões propostas nesse material.

  3. Gostei muito da atividade boa para as turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais para trabalhar o bullying e as diferenças individuais. As tirinhas e os quadrinhos podem ser usados para várias atividades de leitura, interpretação e debates sobre valores e respeito ao próximo. O ponto fraco (minha opinião) não ter a liberdade para remixar por se tratar de um REA os usuários devem ter liberdade para modificar não apenas repassar.

  4. Fiquei fascinada pela forma como a autora Isabela Nardi da Silva realizou a abordagem sobre bullying no livro Esquisitiras. A autora inicia o livro tratando do conceito, dos tipos e consequências do bullying. Em seguida, apresenta algumas questões muito pertinentes para reflexão, a saber: eu sofro bullying? Faço bullying? como lidar com o bullying? Acrescenta, também, algumas dicas no sentido de combater o bullying. E no final apresenta muitas tirinhas e quadrinhos que favorecerem as atividades interativas possibilitando muitas aprendizagens sobre valores e respeito. Material de fundamental importância, principalmente, nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

  5. Fiquei fascinada pela forma como a autora Isabela Nardi da Silva realizou a abordagem sobre bullying no livro Esquisitiras. A autora inicia o livro tratando do conceito, dos tipos e consequências do bullying. Em seguida, apresenta algumas questões muito pertinentes para reflexão, a saber: eu sofro bullying? Faço bullying? como lidar com o bullying? Acrescenta, também, algumas dicas no sentido de combater o bullying. E no final apresenta muitas tirinhas e quadrinhos que favorecerem as atividades interativas possibilitando muitas aprendizagens sobre valores e respeito. Material de relevância, principalmente, nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

  6. Hellen Souza disse:

    O livro é um ótimo recurso para trabalhar o bullying e o respeito. Achei bem interessante a forma como a autora aborda o tema, primeiramente desenvolvendo a definição e consequências do bullying e formas de identificar se sofre ou mesmo se pratica. Como complemento, temos uma série de tirinhas que ilustram diferentes situações não só de bullying, mas também mensagens de amor próprio.
    Um ótimo material para desenvolver atividades, propor reflexões e indicar aos alunos.

  7. Robson da Cruz de Mesquita disse:

    Gostei bastante do livro, trata de assuntos bem importantes que podem ser trabalhados em sala de aula por todas as séries, e por familiares em suas casas, e também por toda sociedade. O livro tem muitos desenhos, e uma linguagem de fácil compreensão, além de conceitos, o que é muito importante. A única observação a ser feita é a impossibilidade de criar um derivado, apesar disso, recomendo esse material, pois, ainda sim oferece muitas possibilidades de trabalho.

  8. Sila Mara Vicente de Oliveira disse:

    Achei a proposta do livro bem interessante. Ele vai direto ao ponto, abordando o tema em seus diversos aspectos. No desenvolvimento das tirinhas, apresenta diversas ações sobre outros temas, o que dá para ampliar o assunto. Acredito é possível utilizá-lo em sua totalidade, pois é completo e pertinente ao tema.

  9. Um livro bom pode ser utilizado tb no ensino médio, principalmente pq os jovens estão muito nas redes sociais e podem aprender a se defender, denunciar e respeitar as pessoas.

  10. Paula Kowalski disse:

    Excelente material para trabalhar com Educação Socioemocional com crianças ainda em fase de formação (fundamental I), onde conseguimos falar sobre os sentimentos, fazer com que ele expressem esses sentimentos da forma mais adequada possível. Também pode ser trabalhado em Língua Portuguesa, já que as tirinhas são um gênero textual que essa faixa etária adora, ou seja, já pode-se desenvolver um projeto interdisciplinar.

  11. Marina Matera Sanches disse:

    Material adequado para tratar do assunto com crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Trabalha questões comportamentais e de autoestima.
    As reflexões propostas podem levar a discussões extremamente ricas com os estudantes em sala de aula sobre diversos temas presentes no seu dia-a-dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *