Criado pela psicóloga escolar especializada em vida digital e mestre em Educação e Currículo pela PUC São Paulo, Ana Maria Albuquerque Lima, o E-book “Família Conectada: prevenindo riscos e promovendo o uso seguro da Internet”, traz conteúdos sobre bullying, uso compulsivo de tecnologia, sexting, pornografia de revanche e sobre como ajudar jovens e crianças a superarem traumas advindos de más experiências on-line.
A obra traz uma leitura leve, atraente e desafiadora tendo em vista que os conteúdos abordados referem-se ao uso cotidiano das tecnologias a serviço das redes sociais. O uso de tecnologia possibilita a inclusão digital, no entanto, nem sempre a família consegue acompanhar e alertar as crianças e jovens sobre os perigos da internet. O livro apresenta uma listagem de riscos on-line enfrentados pelos jovens. Dá dicas de enfrentamento e de como os jovens e os seus pais podem reportar os casos de bullying na escola. Apresenta algumas reflexões sobre violência virtual e presencial. Chama atenção para o uso compulsivo das tecnologias através de arquivos anexos para auxiliar na medida sobre a dependência do celular, facebook e do WhatsApp. Assim recomendo a leitura da obra por jovens, familiares e principalmente para os agentes envolvidos no processo educativo.
Muito obrigada, Nadia. Fiquei feliz com seu comentário
e espero que aprecie a leitura.
Abraços,
Ana Maria de Albuquerque Lima.
Acredito que, de forma geral, a obra “FAMILIA CONECTADA: prevenindo riscos e promovendo o uso seguro da internet” cumpriu o objetivo de auxiliar na construção de um mundo digital melhor, a partir do esclarecimento introdutório de conceitos inerentes a temática proposta. Trata-se de um texto introdutório, de agradável leitura, e a autora está de parabéns. Dividirei o meu comentário em quatro blocos: (i) o primeiro sobre a parte pré-textual (p. 11-26); (ii) o segundo sobre o capítulo 1; (iii) o terceiro sobre os capítulos 2 a 4; (iv) e o último sobre os anexos. Fiquei encantada com o direcionamento dado para a parte pré-textual do livro, achei muito interessante o livro começar com a apresentação do mesmo segundo o olhar da própria autora. O prefácio também teve uma estrutura – um pouco atípica – que me agradou muito. Contudo, por se tratar de um livro introdutório, senti falta de alguns esclarecimentos específicos sobre o universo digital, e quase parei a leitura. Adorei os capítulos seguintes (2-4), e os mesmos certamente vão agregar novas práticas em minha vida. Quanto aos anexos, acho estranha a existência dos testes sem uma contextualização.
Acho pertinentes tanto as colocações de Nadia, quanto as de Priscila. O livro cumpre o papel de introduzir o tema. A sua leitura é recomendada para jovens, familiares e profissionais de ensino e de saúde. O que eu mais gostei foi da discussão que a autora fez sobre os riscos e problemas que uma criança ou jovem pode se deparar, a partir do uso da internet sem supervisão. Com relação aos testes, eles realmente precisam de uma melhor contextualização.
Gostei do comentário.
Parabéns pelo livro.
Excelente obra para refletir sobre os dois lados da tecnologia.
Apesar de a internet ser uma importante ferramenta no processo educativo, a autora alerta sobre a importância do acompanhamento dos pais em relação ao acesso a sites por crianças e para a necessidade de orientação aos filhos adolescentes de como navegar na rede com segurança, ressaltando os possíveis riscos decorrentes do compartilhamento de informações.
Atenta, ainda, para vícios que poderão ser gerados a partir da internet, redes sociais, aplicativos, jogos, etc, e orienta como alguns comportamentos podem indicar que o adolescente pode estar sofrendo algum tipo de violência psicológica através da internet.
Muito interessante a abordagem, nesta obra, da família, riscos e vícios que podem ocorrer no uso da internet. Importante este livro ser um recurso aberto, para que a sociedade como um todo possa aproveitá-lo da menor maneira. A relação da família com os jovens na utilização das tecnologias é realmente relevante na construção da educação.