Jogo
Tipo de REliA: Jogo
Disponibilidade:
Idioma:
Redes Sociais:
Facebook
Produzido por:
Fast Food da Política
Área do Conhecimento:
Licença de Uso:
Indicado por:
País:

Fast-food da política

Jogo baseado em processos de educação compostos por metodologias, jogos, técnicas de gamificação – uso de elementos e estruturas de jogos para desenvolver habilidades e compreender conceitos – e dinâmicas como ferramentas para disseminar o aprendizado de conteúdos complexos. Os processos de experimentação, tentativa e erro utilizados pela gamificação são excelentes para o desenvolvimento de senso crítico e análise. Ferramenta de uso aberto, permitindo o download, reprodução e a aplicação deles.

Fast-food da política
Compartilhe:

7 respostas para Fast-food da política

  1. Darcius Ferreira Lisboa Oliveira disse:

    O jogo representa relevantes contribuições posto que permite o exercício do lúdico. O principal diferencial percebido neste jogo Fast-Food da Política é justamente a experimentação envolvendo o aprendizagem. Ao analisar o processo de jogar um jogo, pode-se observar que ele depende de algum aprendizado para operar corretamente, seja ele adquirido previamente ou por meio da experimentação do próprio jogo. Na mesma via, todo aprendizado também se dá de forma análoga ao ato de jogar, ou seja, precisa conhecer as regras, truques e a mecânica envolvida em uma dada situação de aprendizado (ou jogo) para saber que possibilidades ela nos oferece e como podemos traçar nossas estratégias e soluções para os problemas que possam surgir. Dessa forma, entendo que cada pessoa aprende de maneira diferente, seria mais fácil oferecer um ensino personalizado mais eficiente sem que isso exigisse do educador cargas de trabalho muito extensas ou que transgredissem o momento de sala de aula.

  2. Cleder Tadeu Antão da Silva disse:

    O jogo se constitui com uma excelente opção para tratar de uma temática bastante relevante que é o papel da mulher frente o sistema político brasileiro.

    Na forma de um jogo, o recurso se constitui como uma excelente estratégica didática para atingir a faixa etária de estudantes em idade escolar.
    O recurso trata de temas de extrema relevância, especialmente, no cenário político brasileiro atual, como cidadania, gênero, direitos e deveres constitucionais, homofobia, violência doméstica, dentre outros.

    Neste sentido, o recurso traz grande carga formativa e apresenta para educadores e estudantes uma forma mais leve e divertida de estudar preceitos fundamentais para a compreensão de aspectos relacionados as diferenças de gênero, o papel da mulher no tocante aos direitos individuais e coletivos, os movimentos de luta para valorização e o empoderamento da mulher brasileira, entre outras temáticas.

    Sem dúvida alguma, o jogo é ferramenta valiosa que dialoga com os conteúdos programáticos da educação básica e pode ser avaliado com um excelente recurso educacional livre e aberto com alto valor didático-pedagógico-formativo.

  3. Daiani Damm Tonetto Riedner disse:

    O Fast Food da Política é um recurso muito interessante e acessível, que pode ser utilizado em lugares onde não tem acesso à internet.

    Nos dias de hoje, em que as redes sociais têm sido palco de muitas discussões políticas acaloradas por Fake News e fundamentalistas de todo tipo, cada vez mais há necessidade de criarmos oportunidade de discussões que tenham uma mediação favorável ao aprendizado e tomada de consciência política.

    A versão “Molho Especial” do Jogo trata da relação entre gênero e política, destacando que não se pode falar de política, sem falar das mulheres.

    O link para download do jogo não está funcionando nessa página. E na página do recurso não tem menu específico para download. Tive que procurar bastante. Talvez isso seja um fator que dificulte o uso de usuários menos experientes.

  4. Em pleno século XXI, já remontando à última década do século, é impossível não citar na educação escolar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na valorização e na melhoria do ensino, considerando que estas têm tido sua inserção demandada pelas práticas pedagógicas. Simultaneamente se faz necessário, iniciar e aprofundar discussões e reflexões acerca de sua aplicabilidade. E o jogo tem se constituído uma excelente ferramenta pedagógica para a Educação.
    O referido jogo, Fast Food da Política, é de suma importância para o desenvolvimento do senso crítico do aluno.
    Na versão molho especial do jogo, faz referência quanto a valorização feminina na política, achei muito interessante.

  5. Luísa Antunes Oliveira disse:

    Achei sensacional! O jogo é uma excelente forma de tornar a política algo mais atrativo para os alunos, ideal para estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. O nome – Fast Food da Política – é ótimo pois desperta a atenção e curiosidade, e os mini-jogos são rápidos e fáceis de ensinar e aprender. Os materiais/manuais de instruções disponibilizados são muito bem executados, com um design moderno que tem tudo a ver com a proposta; e qualquer pessoa com acesso a internet, impressora, papeis, canetas, cola e tesoura consegue montar os jogos para utilizar em contextos educacionais. Contam com mais de uma versão: a tradicional, a eleitoral, a “molho especial” sobre gênero e política, e a slow food – essa última aparentemente ainda em desenvolvimento. Os materiais são licenciados pelo Creative Commons, sob licença BY-NC-SA.

  6. Beatriz Passaglia dos Santos disse:

    Experiência incrível, ótimo exemplo de como os Recursos Educacionais Abertos são de extrema qualidade, auxiliando a democratizar o acesso à informação.
    Baixei os jogos da linha “Molho especial”, que envolvem gênero e política. Materiais extremamente bem estruturados, conteúdos densos e de qualidade, a partir de temáticas importantíssimas, quando pensamos a realidade brasileira no quesito da desigualdade de gênero.
    A respeito da usabilidade: o site é acessível, os jogos são baixados sem complicações. Possui manual de uso, os temas são introduzidos, de maneira bastante clara, traz o objetivo do jogo explicitado e o passo a passo de como jogar.
    As facas gráficas são disponibilizadas junto com o download do jogo. Com a qualidade impecável de cores, imagens e instruções de uso.
    Acredito que o objetivo de democratizar a educação política, a partir do uso de jogos foi muito bem sucedida.

  7. lucia aparecida ribeiro da silva moura. disse:

    Muito bom! procurarei usá-lo com meus alunos. Fácil manuseio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *