O jogo Puxa Papo, criado por Aline Fuke Fachinetti, é composto por 15 cartas, onde cada uma possui uma pergunta sobre algum dos temas: privacidade, proteção de dados e cidadania digital. O intuito do jogo é estimular conversas sobre esses temas entre os jogadores. As cartas precisam ser impressas e devem ter a sua frente e seu verso colados um ao outro.
Área do Conhecimento:
Nível Escolar:
Uso:
Licença de Uso:
Indicado por:
País:
Através das perguntas propostas é possível refletir sobre assuntos tão importantes para um uso seguro da internet, mas também para nos conscientizar acerca de outras questões que nem sempre estão tão claras, como o uso de redes sociais sem maiores reflexões sobre seus impactos.
Recomendaria o jogo para ser utilizado em sala de aula, é um ótimo recurso para introduzir os temas e incentivar a pesquisa acerca de cada um deles.
Um jogo muito bom , para ser trabalhado em sala de aula.
É uma ótima forma de gamificar temas pertinentes e relacionados ao cotidiano de adolescentes. Através do jogo, além de tratar de forma crítica o uso da internet, com a licença CC BY-NC nós podemos baixar, remixar adaptando a outros temas de igual importância além de compartilhá-los.
Convém dizer também que este material é extremamente didático e de fácil adaptação podendo ser usado em sala de aula, em dinâmica de grupos diversos para a promoção de interação e “quebra de gelo”.
O jogo é muito pertinente para o momento, uma vez que a internet é muito usada por todos. A licença CC BY NC favorece a ampliação do jogo com a criação de mais cards. Porém o jogo deve ser conduzido por alguém que conheça do tema apontado nas cartas de forma a poder conduzir a discussão da melhor forma possível com informações confiáveis. Quando digo “conheça o tema” não digo que é preciso ser um especialista, mas que o condutor deverá estudar um pouco os temas dos cards até para estimular uma boa pesquisa sobre o assunto
Jogo estimulante para uma boa conversa sobre assuntos relacionados a cidadania digital. Porém o condutor precisa conhecer um pouco sobre os assuntos expostos nos cards para poder corrigir qualquer informação errada ou conduzir para uma pesquisa com as informações corretas. Um ponto forte é a possiblidade de criar outros cards com outras perguntas.
Recomendo.
Excelente!
Gosto de jogos e cartas virtuais facilitam nosso engajamento e com os Jovens
O Jogo do Puxa Papo A licença CC BY NC, que permite às pessoas remixem e façam adaptações ao jogo, de forma a inserir novas cartas, modificar temáticas conforme novos meios de privacidade e proteção possam surgir, além de poder ampliar as discussões sobre cidadania digital.
Outro detalhe que observo é a necessidade de que o animador (aquele que for aplicar) tenha um domínio satisfatório do conteúdo das cartas.
O jogo oferece uma dinâmica baseada em perguntas e respostas por meio de cartas que facilitam o engajamento e entendimento, pois é muito didático e facilmente assimilado por quem o manipula. Outro ponto a favor do jogo é a sua simplicidade, podendo ser impresso ou mesmo reproduzido manualmente.
Classifico como ponto forte a facilidade de utilização e adaptação do jogo, o que acaba por não requerer muita coisa. Não teria pontos fracos, pois não apliquei o jogo na prática, mas creio que seja um jogo que não seja aplicado por um tempo muito longo.
O Jogo Puxa Papo, com licença CC BY-NC, mostra como a partir de uma iniciativa simples, pode-se discutir assuntos sérios e de grande relevância. Com 15 cartas, que podem ser impressas e rapidamente colocadas em uso, para jogar e aprender brincando, temas como proteção de dados, como agir de forma ética na internet. E ainda tem dicas de como começar essa atividade com a criança.
Me remeteu a uma cena do filme do Monty Python “Cartões de Conversa”, onde comediantes estão numa mesa de restaurante e o Menu são cartões de conversa, cujo tema é Filosofia. Tanto no filme como na proposta do Jogo Puxa Papo, esses temas podem ser introduzidos a partir de uma bom convite a uma conversa! Recomendo o jogo! Principalmente para educadores que sentem-se inseguros para começar essa conversa.
Como sugestão de melhoria indicaria mais sugestões para educadores que gostariam de usá-lo, apesar da indicação de buscarmos no site https://www.juventudeprivada.org/, poderia ficar um pouco mais visível.
Um excelente recurso!!
Observando o jogo achei bem intuitivo e acredito que meus alunos irão gostar de realizar a atividade.
O interessante que o mesmo pode ser executado de maneira Offline e sua licença de uso é CC BY-NC. Pretendo colocar essa possibilidade do mundo digital em prática com meus alunos dos anos finais do ensino fundamental para analisar o desempenho dos mesmos.
O Jogo Puxa Papo, com licença CC BY-NC, mostra como a partir de uma iniciativa simples, pode-se discutir assuntos sérios e de grande relevância. Com 15 cartas, que podem ser impressas e rapidamente colocadas em uso, para jogar e aprender brincando, temas como proteção de dados, como agir de forma ética na internet. E ainda tem dicas de como começar essa atividade com a criança.
Me remeteu a uma cena do filme do Monty Python “Cartões de Conversa”, onde comediantes estão numa mesa de restaurante e o Menu são cartões de conversa, cujo tema é Filosofia. Tanto no filme como na proposta do Jogo Puxa Papo, esses temas podem ser introduzidos a partir de uma bom convite a uma conversa! Recomendo o jogo! Principalmente para educadores que sentem-se inseguros para começar essa conversa.
Como sugestão de melhoria indicaria mais sugestões para educadores que gostariam de usá-lo, apesar da indicação de buscarmos no site https://www.juventudeprivada.org/, poderia ficar um pouco mais visível.
Um excelente recurso!!
Os pontos positivos do jogo é abrir o diálogo para os temas da cidadania digital. è bem feito, interessante e instigante. Tem como objetivo começar conversas significativas entre os jogadores (familiares, amigos, educadores e alunos) e estimular o aprendizado. O jogo consegue realizar seu objetivo.
Os pontos negativos que encontrei se referem a possibilidade de ter um guia para orientação dos pais e professores a remixar o jogo e incluir novas questões, mais reflexivas e provocativas.
Eu achei muito bom e interativo, é um jogo que com certeza eu aplicarei na turma.
Muito legal!
Acredito que o jogo e o uso dele em ambiente escolar/acadêmico e até mesmo, como proposto, em família, se faz pertinente, uma vez que o uso das tecnologias e suas ferramentas estão em alta. Muito se vê sobre vazamento de dados, invasão de privacidade e as perguntas desse jogo se tornam relevantes para debates e reflexões. Sem contar também que é um assunto que envolve a todos. Levar o assunto juntamente com o jogo para uma sala de aula acaba despertando mais ainda o interesse no assunto. O jogo é uma ótima maneira de iniciar tais pautas mencionadas na proposta do jogo.
O Jogo do Puxa Papo
Possui como licença CC BY NC, que permite às pessoas remixem e façam adaptações ao jogo, de forma a inserir novas cartas, modificar temáticas conforme novos meios de privacidade e proteção possam surgir, além de poder ampliar as discussões sobre cidadania digital.
Observo também é a necessidade de que o animador (aquele que for aplicar) tenha um domínio satisfatório do conteúdo das cartas.
O jogo também oferece uma dinâmica baseada em perguntas e respostas por meio de cartas que facilitam o engajamento e entendimento, pois é muito didático e facilmente assimilado por quem o manipula. Outro ponto a favor do jogo é a sua simplicidade, podendo ser impresso ou mesmo reproduzido manualmente.
Classifico como ponto forte a facilidade de utilização e adaptação do jogo, o que acaba por não requerer muita coisa. Não teria pontos fracos, pois não apliquei o jogo na prática, mas creio que seja um jogo que não seja aplicado por um tempo muito longo.
Além de ser um REA, tem as informações de licenças visíveis e detalhadas. A possibilidade de utilizar esse recurso constrói tempo/espaço colaborativos de reflexão. Tais problematizações propostas evidenciam o quanto é necessário investir na conhecimento e praticar a cidadania digital. Como por exemplo, pedir autorização de amigos/conhecidos/familiares para publicar registros fotográficos nas redes sociais. Licença: CC BY NC
Adorei, ótimo para iniciarmos a reflexão sobre um estudo ou como atividade introdutória para estimular o debate.
Adorei! E pode ser usado em várias faixas etárias!