O Jogo da Política de Educação Aberta é também um “remix”, uma adaptação do livro-guia Como Implementar uma Política de Educação Aberta, tem por objetivo apoiar gestores educacionais a diagnosticarem suas políticas. Elaborado pelo Educadigital em parceria com a Fast Food da Política, teve fomento do Instituto Unibanco e da Pan American Development Foundation. No modelo “faça você mesmo”, para baixar e fazer a montagem.
Onde encontrar: https://aberta.org.br/jogoea/
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País:
Achei no Jogo da Política de Educação Aberta um recurso muito interessante para ser utilizado como apoio para as discussões e as tomadas de decisões que um grupo gestor pode ter sobre os materiais educacionais abertos e a política educacional sobre o tema.
As jogadas realizadas pelos participantes, vão montado um gráfico informativo com as cartas diagnóstico que são usadas e votadas pelos participantes. Assim a cada carta pode existir uma discussão sobre os temas e com isso algumas ações podem ser adotadas ou não com relação aos recursos educacionais abertos.
Parabéns pela iniciativa!
Encontrei de forma lúdica no jogo de política pública como observar e refletir sobre situações que são muito importantes para nossa vivência como professor e de forma dinâmica pude discutir e abordar situações que precisam ser vista de forma cautelosa e observadora. Destaco a importância do jogo em relação as práticas das instituições pois levam as mesmas a refletirem se estão dentro do desejado ou até mesmo já está se realizando. Deixa aqui meu agradecimento por participar desse momento único e tão enriquecedor.
Olá meu nome é Sílvia, represento a Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Itaguaí, Rio de Janeiro. Uma pequena parte da equipe da SMEC e eu participou do Jogo da Politica de Educação Aberta e consideramos a iniciativa maravilhosa. Eu em particular quero pontuar algumas considerações importantes sobre o mesmo: participar do jogo me fez refletir sobre o quadro de prioridades( imediatamente, assim que possível e desejável), tanto na área profissional dentro do Departamento em que atuo, como também em minha vida pessoal. Uma grande oportunidade de reflexão coletiva e de futuras tomadas de decisão. O jogo nos mostrou que os aspectos pedagógicos, jurídicos e técnicos são intrínsecos, onde observamos que para que haja uma politica de educação aberta esses aspectos precisam estar bem definidos, serem observados e acompanhados. A cada rodada do jogo nos evidenciava uma necessidade de aprimoramento em nossas ações, decisões e realizações quanto uma instituição que zela e busca por uma EDUCAÇÃO de QUALIDADE. Percebemos a importância de realizarmos discussões acerca do que tratamos no Jogo da Politica de Educação Aberta. Aprendi muito e estando neste momento dentro da SMEC junto as colegas da equipe que também participaram da iniciativa colocaremos em prática ações favoráveis ao sucesso de nossa rede de ensino. Em nome de toda a Equipe da SMEC parabenizamos os envolvidos e agradecemos a oportunidade de participação. Grande abraço!!!!!!
Olá!
Meu nome é Janete Ferreira, sou professora, no momento estou atuando na SMEC.
Deixo Registrado que o jogo apresenta viés temático na reflexão, funcionalidade e nova forma de olhar.
O jogo norteia o caminho que devemos percorrer através de prioridades .
Foi gratificante poder participar e aprender mais um pouquinho. Com certeza colocarei em prática o aprendizado em todas as áreas.
Gratidão!
Meu nome é Fabiana Furtado, sou professora no Município de Itaguaí, no momento estou atuando como coordenadora de creche.
O jogo abordou de forma lúdica aspectos relevantes sobre política educacional (pedagógico, técnico e jurídico). Me fez refletir bastante sobre esses aspectos e como tudo está conectado.
Por meio do jogo foi possível vivenciar momentos de aprendizagem e reflexão.
Muito obrigada pela oportunidade!
Meu nome é Fabiana Furtado, sou professora no Município de Itaguaí, no momento estou atuando como coordenadora de creche.
O jogo abordou de forma lúdica aspectos relevantes sobre política educacional (pedagógico, técnico e jurídico). Me fez refletir bastante sobre esses aspectos e como tudo está conectado.
Por meio do jogo foi possível vivenciar momentos de aprendizagem e reflexão.
Muito obrigada pela oportunidade!
Meu nome é Fabiana Furtado, sou professora no Município de Itaguaí, no momento estou atuando como coordenadora de creche.
O jogo abordou de forma lúdica aspectos relevantes sobre política educacional (pedagógico, técnico e jurídico). Me fez refletir bastante sobre esses aspectos e como tudo está conectado.
Por meio do jogo foi possível vivenciar momentos de aprendizagem e reflexão.
Muito obrigada pela oportunidade!
Meu nome é Fabiana, sou professora no Município de Itaguaí, no momento estou atuando como coordenadora de creche.
O jogo abordou de forma lúdica aspectos relevantes sobre política educacional (pedagógico, técnico e jurídico). Me fez refletir bastante sobre esses aspectos e como tudo está conectado.
Por meio do jogo foi possível vivenciar momentos de aprendizagem e de muita reflexão.
Grata pela oportunidade!
Meu nome é Fabiana Furtado, sou professora no Município de Itaguaí, no momento estou atuando como Coordenadora de Creche.
O jogo abordou de forma lúdica aspectos relevantes sobre política educacional (pedagógico, técnico e jurídico). Me fez refletir bastante sobre esses aspectos e como tudo está conectado.
Por meio do jogo foi possível vivenciar momentos de aprendizagem e reflexão.
Ressalto que aprendi a importância da cultura digital para a educação contemporânea e o quanto essas ferramentas digitais podem contribuir tanto para o protagonismo do professor, quanto do aluno.
Muito obrigada pela oportunidade!
Olá, boa noite!
Sou Elaine, professora, no momento atuando na Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Itaguaí.
Gostaria de registrar que foi uma experiência muito gratificante poder fazer parte do jogo e aprender mais um pouco sobre ferramentas que norteiam o caminho que devemos percorrer estabelecendo prioridades em nosso trabalho.
Através do jogo, foi possível observar que para que haja uma politica de educação aberta, os aspectos pedagógicos, jurídicos e técnicos, precisam estar em consonância e serem observados e acompanhados.
Desejo externar em nome de toda a equipe, nossa gratidão em fazermos parte desse momento lúdico e enriquecedor!
Olá, boa noite!
Meu nome é Elaine, sou professora, no momento atuando na Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Itaguaí.
Gostaria de externar minha alegria em participar desse jogo que norteia e direciona o caminho que devemos percorrer no tocante as prioridades do nosso trabalho.
O jogo nos levou a refletir que para que haja uma política de educação aberta, é necessário que os aspectos pedagógicos, jurídicos e técnicos estejam em consonância e sejam observados e acompanhados por todos os envolvidos.
Em nome de toda a equipe, desejo agradecer a oportunidade de ter participado desse momento lúdico e enriquecedor.
Olá!
Sou Alecsandra Teixeira e desempenho a função de Assessoria dos Anos Finais na Secretaria Municipal de Educação de Itaguaí.
Foi edificante o curso . Me fez repensar várias temáticas na educação no município que atuo. Me fez refletir sobre quais as prioridades na modalidade de ensino que atuo. O imediatamente,assim que possível e desejável, são os pontos que levarei comigo antes das tomadas de decisões.
Obrigada pelo carinho e atenção.
Um abraço virtual!
Olá!
Sou Alecsandra Teixeira e desempenho a função de Assessoria dos Anos Finais na Secretaria Municipal de Educação de Itaguaí. O curso provoca reflexões que desenvolve o nosso lado crítico. O imediatamente, assim que possível e desejável são etapas que nos faz procurar resposta antes de colocar em ação.
Agreguei conhecimentos importante para minha função.
Obrigada!
Olá, boa noite!
Meu nome é Elaine, sou professora, no momento estou atuando na Secretaria Municipal de e Educação e Cultura do Município de Itaguaí.
Desejo registrar minha alegria e satisfação em poder fazer parte dessa experiência que norteia e orienta o caminho que devemos trilhar para estabelecermos prioridades em nosso trabalho.
Através do jogo, foi possível observar que para que haja uma politica de educação aberta, os aspectos pedagógicos, jurídicos e técnicos precisam estar bem definidos e alinhados.
Grata por fazer parte!
Olá boa tarde! Meu nome é Edna Camargo, sou formadora interna da SEEDUC RJ. Eu tive a oportunidade de participar dessa ambiência formacional e considerei muito importante. Pois através desse jogo podemos perceber o quanto ainda temos que evoluir nessa área. Foi um momento de grande reflexão.
Olá! Sou Adelia Alves Barboza Professora/Formadora SEEDUC RJ.
O Jogo da Política de Educação Aberta é muito interessante, porque podemos adaptar para vários tipos de públicos. Empolgante estar na situação de jogador, mas ficar na platéia e ser os julgadores, amplia a visão e discernimento dos temas envolvidos no jogo e as necessidades de cada público para tomadas de decisões compartilhadas e mais assertivas.
Sou professor Formador na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e professor de Matemática.
O jogo é muito interessante, mas como eu estava com a conexão a internet ruim, cai várias vezes, fica difícil comentar muita coisa. Mas gostei do jogo e gostaria de ter mais contato.
A Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação – SEMED de Santo Antônio da Patrulha/RS, participou do jogo da Política de Educação Aberta de forma remota, com as professoras Carmem Zeli e Maria de Fátima. Durante a aplicação do jogo, reflexões acerca do pensar em práticas pedagógicas, utilizando tecnologias associadas a grandes corporações e as possibilidades de construções com autonomia e com utilização se softwares livres e cooperativos foram exploradas.
O jogo possibilita a reflexão sobre os riscos de controle e exposição de dados, o que gerou a necessidade de repensar em possibilidades.
Olá, trabalho na Secretaria Municipal de Educação de Pereira Barreto- SP e gostei muito da interação e aprendizagem através desse jogo. Leva a refletir sobre politicas publicas de maneira leve , real e necessária.