Librefix – plataforma de vídeos em licença aberta

Com o nome que lembra a conhecida rede de assinaturas para acessar filmes e séries, o Libreflix disponibiliza longas, curtas-metragens e séries, de documentário e ficção, para assistir on-line. Gratuito, livre e colaborativo. Todos os filmes do acervo são de livre exibição para internet, sem restrição de direitos autorais. Ver reportagem no Nexo.

Librefix - plataforma de vídeos em licença aberta
Compartilhe:

11 respostas para Librefix – plataforma de vídeos em licença aberta

  1. Luciana Mendonça Rodrigues disse:

    Não conhecia a plataforma Librefix.
    Ao navegar pela plataforma percebi que se trata de uma transmissão aberta e colaborativa de produções audiovisuais independentes que ajudam a apoiar produções locais e fomentar a cultura livre. Possui uma quantidade significativa de vídeos sobre vários temas que está dividida em categorias e, é fácil buscar por títulos e assuntos.
    Esta plataforma pode auxiliar o professor na inserção desse material em seu curso virtual, pois os vídeos possuem licença para serem usados em ambientes de educação de todos os tipos
    O professor também pode colaborar e enviar um vídeo de sua produção ou indicar um filme para ficar disponível no Librefix e ser utilizado por outros educadores.

  2. Valério Augusto Lopes Passos disse:

    Também não conhecia o Libreflix. É muito significativo uma plataforma de vídeos e recursos áudio visuais gratuita pois permite o acesso a muitos que não podem pagar por um serviço deste tipo. Essa iniciativa contribui para não só ampliar o acesso como também estimula as ações de compartilhamento e colaboração na medida em que o código fonte da plataforma é aberto o que permite o seu uso e a sua adaptação.

  3. Rosangela Santos De Oliveira disse:

    Muito interessante a Plataforma Librefix. Uma plataforma de vídeo aberta e colaborativa, com foco na disponibilização de vídeos críticos para o público que desejar utilizar esses recursos para disseminar a cultura.
    Também não conhecia a plataforma, e sem dúvida, é potencialmente relevante para auxiliar educadores na produção de suas aulas, sejam virtuais ou não.
    As produções disponibilizadas de forma gratuita, tanto nacionais quanto estrangeiras, podem ser assistidas on-line e se constituem em longas e curtas metragens, documentários, séries e ficção, resultantes de trabalho colaborativo.
    Sem dúvida, um excelente recurso aberto para incrementar e potencializar o trabalho docente.

  4. Jorge Luís Costa disse:

    O Libreflix foi uma grata surpresa.
    Ao buscar recursos pontuais para minhas disciplina da área de Educação Matemática, fui atraído para essa plataforma.
    Os recursos técnicos ainda são limitados (não encontrei, por exemplo, como incorporar vídeo em outras páginas), porém o acervo possui uma boa quantidade de vídeo e de ótima qualidade.
    Apesar de não se precisar de cadastro para assistir os vídeos, ele é interessante para o compartilhamento de outras obras. Achei o cadastro bem simples e rápido.

  5. Jordana Pires disse:

    Não conhecia o Libreflix. A plataforma gratuita faz uso de uma cultura colaborativa e participativa. Possui uma fácil navegação, achei incrível o fato de conseguir assistir os vídeos (de boa qualidade) sem precisar realizar um cadastro. Compartilhei a informação com os meus contatos das minhas redes sociais, e espero que eles também divulguem para seus contatos.

  6. Rodson de Oliveira Barros disse:

    Não conhecia a plataforma Librefix. Estou realizando um curso de REA e foi apresentado uma atividade para visitarmos o REliA e diante de muitas opções verifico a importância desse espaço no processo ensino-aprendizagem.
    Na visita a esta plataforma percebi que se trata de disponibilização de videos com transmissão aberta e colaborativa que ajudam a apoiar produções locais e fomentar a cultura livre. O acervo é amplo e diversificado sobre vários temas que está dividida em categorias.
    Esta plataforma pode auxiliar o professor na inserção desse material em seu curso virtual, pois os vídeos possuem licença para serem usados em ambientes de educação de todos os tipos.
    Gostei muito desse material e estou aprendendo muito com essas possibilidades e importância dada a esses recursos educacionais que desconhecia por completo, a preocupação em ampliar a utilização desses recursos apoiando o ensino nas suas varias modalidades.
    Parabéns!!!!

  7. Erima Amaral Cardoso disse:

    Hoje fui apresentada a esta plataforma. Achei muito útil
    para profissionais em para auxiliar e educação que precisam de recursos de qualidade e com licenças livres para auxiliar nas aulas. A variedade e’ incrível: vídeos de ativismo, feminismo, educação, etc. Gostei muito.

  8. Cristiane A. S. Reis disse:

    Excelente plataforma de streaming vídeos em licença aberta, livre e independente, permite a exibição no modo picture in picture, configuração da velocidade de reprodução, os vídeos são organizados por categorias e tags, o que facilita muito a busca, possui documentários, séries, curtas, clássicos, nacionais e kids (para crianças).

    Ponto forte: qualidade dos materiais.
    Ponto fraco: falta a opção de obter o código embed.

  9. Carlos Victor Correa Pontes disse:

    Já conheço a plataforma há bastante tempo, e sempre me surpreendo com a qualidade das produções audiovisuais disponíveis, seja ficção ou documentário, a variedade de temas do acervo fornecem informações de extrema importância e qualidade para quem quer estar bem informado no contexto mundial. As últimas produções que assisti dentro da plataforma foram “Os Antifascistas”, “XPLOIT” e “O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz”, este último por indicação do curso Líder Educação Aberta. A plataforma tem um série de documentários que podem ser usados para trabalhar dentro de sala de aula e que podem proporcionar reflexões para nossos educandos. E procurando por temática, encontrei 4 produções sobre a questão indígena que estarei selecionando para levar até os educandos do Centro de Formação em que trabalho.

    A única recomendação que eu gostaria se sugerir, é a respeito do tamanho das legendas, que infelizmente são muito pequenas e não temos a possibilidade de aumentar.

    A plataforma é uma das minhas preferidas porque além de conteúdos independentes e diversificados, é um streaming aberto e colaborativo, que apoia produções nacionais e a cultura de acesso livre, promovendo o acesso gratuito em acordo com os direitos autorais.

  10. Euda Alves Rocha disse:

    Eu não conhecia a plataforma e me surpreendi positivamente com a proposta. Achei interativa e rica, com múltiplas possibilidades para diversas áreas do conhecimento e públicos.
    A qualidade do material é um ponto forte, assim como a facilidade ao navegar.
    É fantástica a ideia do professor colaborar com um vídeo de sua produção ou indicar um filme para ficar disponível no Librefix.
    Fiquei empolgada, pois considero trabalhar com filmes documentários uma ferramenta importante, pois oportunizam a socialização, a aprendizagem e o desenvolvimento de diversas habilidades. Levando o estudante a reflexão e compreensão do conteúdo.
    Definitivamente é uma plataforma que eu recomendo a todos os educadores.

  11. Euda Alves Rocha disse:

    Eu não conhecia a plataforma e me surpreendi positivamente com a proposta. Achei interativa e rica, com múltiplas possibilidades para diversas áreas do conhecimento e públicos.
    A qualidade do material é um ponto forte, assim como a facilidade ao navegar.
    É fantástica a ideia do professor colaborar com um vídeo de sua produção ou indicar um filme para ficar disponível no Librefix.
    Fiquei empolgada, pois considero trabalhar com filmes documentários uma ferramenta importante, pois oportunizam a socialização, a aprendizagem e o desenvolvimento de diversas habilidades. Levando o estudante a reflexão e compreensão do conteúdo.
    Definitivamente é uma plataforma que eu recomendo a todos os educadores.
    Parabéns pelo trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *