Livro Digital
Tipo de REliA: Livro Digital
Categoria: Para criar
Disponibilidade:
Idioma:
Produzido por:
Instituto Paramitas

Livros Digitais

Ambiente permite que alunos e professores criem e publiquem livros digitalmente. Além disso, a obra do autor pode ser compartilhada com seus amigos nas redes sociais ou ser impressa no formato de um livro (livreto).

Livros Digitais
Compartilhe:

6 respostas para Livros Digitais

  1. Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos disse:

    Achei muito interessante o recurso. Uma forma simples de se criar um livro eletrônico com opções de capa, de escolha de imagem, de uso de fonte, cores, enfim com diversos recursos do editor de texto e com flexibilidade de montar o livro. Já iniciei a criação de um livro. Na expectativa de ver o resultado.

  2. Claudinea Angélica dos Santos disse:

    Olá. A possibilidade de criar um livro é muito interessante. O recurso permite várias possibilidades de inserção de conteúdo no livro.
    O acesso a biblioteca, permite a leitura de produções de autores diversos. Poder fazer o download em PDF, também é bem funcional.
    Preciso explorar mais o recurso e verificar todas as suas possibilidades.
    No momento avalio como um recurso ótimo para estudar em sala de aula e elaborar conteúdos.
    Att. Claudinea

  3. isabel disse:

    O problema desse recurso é que ele apresenta uma barra de ferramentas, a qual só é possível visualização se reduzirmos o tamanho da tela. Outro detalhe que vejo, é quanto à questão da interação e colaboração. Por ser um recurso aberto poderia ser mais eficiente se possibilitasse a edição do texto de forma colaborativa. Como não há essa permissão, não faz sentido usar o recurso no contexto de avaliação de alunos em grupos. Já que o recurso livro digital é editável apenas por meio de login individual. Por outro lado o recurso é uma ótima opção para os estudantes se lançarem no mundo da escrita.

  4. Ryanne Passos disse:

    Recurso valioso na educação, bastante intuitivo, sem dificuldades para cadastro e edição do livro, já iniciei minha produção literária de imediato. Estou explorando as alternativas oferecidas pelo recurso, mas estou achando muito interessante, pois possibilita a criatividade de pessoas de todas as idades.

  5. Livros Digitais – Ambiente permite que alunos e professores criem e publiquem livros digitalmente. Além disso, a obra do autor pode ser compartilhada com seus amigos nas redes sociais ou ser impressa no formato de um livro (livreto). Usei o aplicativo e criei um livriho com texto e imagem. è muito importante que existam aplicativos que incentivem a autoria dos alunos, como esse.
    Os pontos positivos situam-se na facilidade de uso e na própria possibilidade de autoria pelos alunos e professores. Pode ser utilizado em diversas disciplinas e de forma interdisciplinar.
    Os pontos negativos referem-se ao design do aplicativo, a barra de ferramentas – editor de textos- fica encoberta, tendo o usuário que usar o recurso de tela cheia, o que não é trivial. No mais, carece de estética para tornar a atividade mais agradável.
    O aplicativo tem um comentário interessante sobre a falta de possibilidade de autoria colaborativa, o que é um limitante de uso nas escolas.
    link de acesso
    licenca de uso – CC BY-NC-ND

  6. Anelise Beatriz Gamba disse:

    Gosto dessa plataforma para criação de livros digitais. Fiz curso com Instituto Paramitas e conheci a plataforma, em 2012. Apresentei um curta-metragem do Curta na Escola aos alunos e depois escreveram sobre o filme. Na sala de informática, disponibilizei uma página do livro para cada aluno criar seu conteúdo com texto e imagem, assim colaboraram para a publicação do livro. Na época, a licença aberta CC BY-NC-ND apareceu automaticamente no livro, e fiquei satisfeita porque estava descobrindo sobre as licenças abertas. A leitura podia ser feita no formato de livro, isso não consegui mais, agora aparece só em pdf.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *