Plataforma
Tipo de REliA: Plataforma
Categoria: Games, Multimídia
Disponibilidade:
Idioma:
Produzido por:
Seduc.Ce.Gov.Br

Luz do Saber – Educação de Jovens e Adultos

O Luz do Saber é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de jovens e adultos, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado primordialmente, na teoria do educador Paulo Freire. Atualmente, o mesmo disponibiliza cinco módulos: “Começar”, “Ler”, “Escrever”, “Karaokê” e o “Professor”. O primeiro é composto por 10 atividades que visam a estimular através de jogos, o conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, desenvolver as competências necessárias ao uso do mouse e do teclado.

Luz do Saber - Educação de Jovens e Adultos
Compartilhe:

3 respostas para Luz do Saber – Educação de Jovens e Adultos

  1. ana paula disse:

    Eu acessei a plataforma movida pela curiosidade de conhecer o projeto de alfabetização associado a cultura digital. Gostei do visual, das atividades mas assim como os colegas que postaram no site fiquei em dúvida sobre se existiria uma trajetória ser seguida. No entanto, antes mesmo de ter esta resposta irei testar com duas crianças que estão sendo alfabetizadas.

  2. Marcos de Abreu Nery disse:

    Eu acessei o recurso interessado em suas qualidade de natureza pedagogica para o uso com pessoas jovens e edultas. Mas também interessado em avaliar se seria um recurso aberto que possibilita-se o uso dele em com a população carcerária, onde o uso da internet não seria possivel e precisaria de algo que pude-se ser usado em tablets ou plataformas com mobilidade. Achei viavel sim. Contudo, entendo que seriam interessante que colaboradores atualizassem o desevolvimento como uma aplicação em HTML5.

  3. Ana Flávia Almeida disse:

    O REA em questão é muito útil e, de fato, segue a teoria de Paulo Freire, pois aguça a curiosidade dos alunos fazendo-os interagir com os mais diversos conteúdos. Além disso, trabalha a aprendizagem de forma modular, dividindo-a em “Começar”, “Ler”, “Escrever” e o módulo “Karaokê” que é algo bastante interesse e inovador.
    Sou Professora Supervisora de Estágio de uma IES e sou militante e defensora da EaD. Acho que seria muito proveitoso testar esse recurso junto ao nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *