Vídeo
Tipo de REliA: Vídeo
Categoria: Animação

Mano Invisível

Vídeo retrata o universo adolescente abordando assuntos como “aparência” e “consumismo”. É ambientado numa região de periferia de uma grande cidade, conta com personagens diversos. Apresenta um núcleo familiar de negros que conversa  sobre preconceitos e jovens fãs de música funk. O protagonista é um garoto intrigado com o um novo rapaz que aparece no bairro.

Mano Invisível
Compartilhe:

One Response to Mano Invisível

  1. Raquel dos Santos Candido da Silva disse:

    Esse recurso digital no formato de vídeo está disponível na Plataforma Vimeo através do link: https://vimeo.com/114092248(o link de indicação disponível nas informações aqui do referatório está incorreto).
    O vídeo está licenciado no formato CC BY-NC-ND, por isso, o uso desse recurso deve ser referenciado, ele é de uso não comercial e não permite derivações, ou seja, não é possível realizar alterações no vídeo ou criar obras derivadas a partir desse conteúdo.
    Apesar de não permitir alterações, esse recurso possibilita ao educadores trabalhar muitas questões que estão presentes no cotidiano dos jovens, podendo ser trazido como uma ótima ferramenta de debate acerca de questões relacionadas ao consumismo, especificamente como o consumismo, o status social, e o reconhecimento social é visto a partir da visão dos menos favorecidos, no contexto das cidades e das regiões periféricas.
    O vídeo relata o cotidiano de jovens negros, periféricos, as situações constrangedoras e delicadas com as quais lidam diariamente, relacionadas ao emprego, ao poder de compra e da valorização dos bens materiais. Nesse sentido, é importante trazer à discussão o quanto a mídia, as redes sociais, os meios de comunicação em massa, vendem uma ideia de valorização e reconhecimento social a partir daquilo que as pessoas possuem materialmente. E o quanto, essas visões permeiam o comportamento daqueles que não têm acesso a esses bens materiais, devido as inúmeras desigualdades que existem no nosso país. Muitas vezes esses jovens, que estão vivendo em uma sociedade em que você é valorizado de acordo com a roupa que você veste, o tênis que você usa, o carro que você dirige, se veem diante de um conflito permanente, onde muitas vezes o meio encontrado para obter tais bens materiais é através da violência. O vídeo nos permite refletir sobre essas e outras questões que são extremamente atuais, que devem ser compreendidas quando buscamos como educadores interferir na realidade dos nossos alunos.
    Por isso, recomento o vídeo como uma importante ferramenta educativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *