Livro Digital
Tipo de REliA: Livro Digital
Categoria: Leitura
Disciplina:
Disponibilidade:
Produzido por:
Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Laboratório de Experimentação Remota (RExLab/UFSC)
Área do Conhecimento:
Licença de Uso:
Indicado por:
País:

História Ilustrada: Relatos da cultura e história Mbya Guarani sob a ótica indígena

Este livro é uma coletânea de histórias contadas por estudantes da Escola Indígena Nhu Porã. Escrito em português e guarani, com ilustrações feitas pelos estudantes, o livro relata o cotidiano da aldeia, de forma a preservar e perpetuar a comunidade indígena, também disponibilizando para o homem branco a história dos índios da aldeia contada pelos próprios índios.

Esta publicação é fruto do projeto de extensão História Ilustrada: Relatos da História e
Cultura Mbya sob a Ótica Indígena

História Ilustrada:  Relatos da cultura e história Mbya Guarani sob a ótica indígena
Compartilhe:

17 Responses to História Ilustrada: Relatos da cultura e história Mbya Guarani sob a ótica indígena

  1. Anderson disse:

    Trabalho lindo! Parabéns a todos e todas envolvidos!

  2. Fabiana castro Sousa disse:

    Uma historia relatada por sua própria aldeia com um riqueza de ilustrações que relata a vida dos aldeões , de uma forma que eles tentam preservar que dure por longos tempos ,a comunidade esta disponível para todos.

  3. Cristina Isabel Acosta disse:

    Parabéns por este lindo trabalho! Eu como professora da Escola Nhu Porã me sinto muito orgulhosa de nossas crianças e desta incrível parceria com o IFSC!

  4. Delma disse:

    Trabalho Lindo, parabéns aos envolvidos.

  5. Joaquim Lazinho Borges disse:

    Trabalho bem ilustrado e a história é narrada em linguagem simples e apropriada para o entendimento das crianças dando ênfase na ação do homem na natureza e nas alterações do meio ambiente e nas mudanças de alguns hábitos da comunidade indígena MBYA Guarani.

  6. Delma disse:

    Belissimo trabalho. Parabéns.

  7. Delma disse:

    Belo trabalho. Parabéns ao coordenadores envolvidos.

  8. Victor Augusto Silva disse:

    Trabalho maravilhoso e inspirador. Avalio como uma ação realmente significativa de aprendizagem das crianças envolvidas e de toda comunidade. É um exemplo profundo de como se fazer educação no século XXI.

  9. José Alcantara disse:

    Muito bom!

    • Moacir Borges disse:

      Apesar de ser um bom trabalho com as crianças, o livro demonstra algumas situações que expõe a situação dos indígenas brasileiros de total desrespeito as suas origens. O fato do cacique pedir permissão para atuar num área que lhe pertence mostra a submissão em que se encontam. A ideia do livro é boa, mas a realidade exposta é muito triste.

  10. Vanessa Duarte Leite disse:

    Lindo trabalho! Por meio dos textos e dos desenhos das crianças conseguimos conhecer o cotidiano da aldeia e o modo de vida sob a ótica indígena.
    As fotos do projeto no final do livro também são encantadoras e mostram como esse trabalho deve ter sido de muito aprendizado aos que participaram de sua elaboração.
    Recomendo esse trabalho, com certeza!

  11. Moacir disse:

    A forma inicial da narrativa revela a condição de submissão, tendo o cacique que pedir ao chefe da Polícia Federal para usar um espaço que é naturalmente da tribo, e ainda, para vender o artesanato para sobreviver, só reforça a condição como os povos indígenas são tratados no Brasil.
    O trabalho com as crianças muito lindo, mas o que se revela na história, lamentável!

  12. Luzinete disse:

    Observa-se no livro ˜História Ilustrada: relatos da cultura e história Mbya Guarani sobre a ótica indígena” que o trabalho foi efetivado por uma equipe multidisciplinar e com envolvimento dos pais o que favoreceu para que a atividade acontecesse de forma dinâmica e com mais envolvimento das crianças. Nota-se, também, que existiam um monitoramento do planejamento, pois , constantemente, havia reuniões para analisarem o processo do projeto em sua aplicabilidade e quando necessário foram feitos aprimoramento do trabalho. Bom destacar que asseguraram a língua mãe e as belas ilustrações das crianças indígenas.

  13. Luzinete disse:

    Observa-se no livro História Ilustrada: relatos da cultura e história Mbya Guarani sobre a ótica indígena que o trabalho foi efetivado por uma equipe multidisciplinar e com envolvimento dos pais o que favoreceu para que a atividade acontecesse de forma dinâmica e com mais envolvimento das crianças. Nota-se, também, que existiam um monitoramento do planejamento, pois constantemente havia reuniões para analisarem o processo do projeto em sua aplicabilidade e quando necessário foram feitos aprimoramento do trabalho. Bom destacar que asseguraram a língua mãe e as belas ilustrações das crianças indigenas.

  14. Maria Sandra de Souza disse:

    Encanto-me com qualquer modelo educacional que valorize a cultura local esse trabalho mostra isso. Valoriza a cultura local, apresenta a quem desconhece… Enfatizando as suas riquezas e as suas dificuldades.
    Um trabalho enriquecedor e uma excelente fonte de informação para quem possui o interesse de conhecer a cultura indígena.

  15. Maria Sandra de Souza disse:

    Sua leitura é de linguagem simples o que possibilita melhor a sua compreensão as ilustrações desenvolve melhor a percepção do aluno em relação a realidade de quem descreve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *