Remixe!

Que tal remixar a REliA?

Como todo projeto que envolve REA, recursos educacionais abertos, a plataforma REliA tem uma licença de uso aberta (CC BY-SA) que permite que o conteúdo descritivo dos REA aqui indicados sejam reutilizados, adaptados, redistribuídos ou copiados em outros sites, desde, claro, que seja atribuída a fonte. O conteúdo descritivo de cada REA é de autoria da REliA, mas é sempre bom lembrar que o próprio REA aqui indicado tem um autor/a.

Vejamos um exemplo, o REAMAT. Se você quiser copiar o descritivo desse REA em um site, livro, apostila ou qualquer outro material, você deve atribuir a origem da informação à plataforma REliA. Para isso, basta colocar em algum espaço:

  • Fonte: www.relia.org.br

Mas autoria do recurso aberto REAMAT  é da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Se você for, por exemplo, vai citar o REliA em uma referência bibliográfica, a estrutura seria a seguinte:
PLATAFORMA REliA. Recursos Educacionais com Licenças Abertas. Instituto Educadigital. Disponível em <https://relia.org.br/reamat/> Acesso em: _______

Você pode também usar e remixar a plataforma REliA e utilizá-la em sua instituição. Se sua escola ou comunidade está produzindo ou organizando REA disponíveis, basta que um desenvolvedor web acesse o código aberto disponibilizado no Git.hub para criar uma REliA customizado em instituição.

Caso você ainda não esteja organizando materiais ou produções REA, a matriz canvas abaixo pode ser um ponto de partida para iniciar essa atividade. Produzir REA incentiva a autoria de professores e alunos e, ao compartilhar o que foi produzido, outras pessoas podem ter acesso, adaptar e reutilizar conforme suas necessidades.