Laboratório de experimentação remota desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina, focado em “educação maker” e robótica, que trabalha só com código aberto e recursos educacionais abertos. Usado por outros 112 países e premiado internacionalmente.
Onde encontrar: https://rexlab.ufsc.br/
Disciplina:
Disponibilidade:
Idioma:
Produzido por:
UFSC
Área do Conhecimento:
Nível Escolar:
Uso:
Licença de Uso:
Indicado por:
País:
Esta plataforma é super interessante e abrange diversos assuntos. Possui acervo bibliográfico, simuladores nas áreas de Física, Biologia e Robótica e diversos cursos nas áreas de Física e Biologia. Todo ambiente é aberto, de fácil acesso e manuseio, auto explicativo. Os assuntos são atuais e apresentados de forma muito atrativa. Compreende e atende as demandas do estudante atual.
Adorei esta iniciativa dos laboratórios remotos. Ao disponibilizar estes recursos virtuais abertos e livres acredito que há uma enorme contribuição para a educação. No contexto atual, observa-se uma carência de laboratórios diversos nas instituições de ensino. Isso se dá, principalmente devido às diversas limitações de recursos por parte das instituições pois a manutenção de laboratórios físicos exige além de um alto custo para manutenção a presença de profissionais especializados e reagentes de alto curso. Ao proporcionar os labs remotos, favorece o ensino pois além das questões já apontadas torna mais flexível o aprendizado pois não há a necessidade da presença física dos estudantes na instituição.
Muito interessante o laboratório de experimentação remota, é uma possibilidade dos alunos visualizarem equipamentos que talvez nunca possam fazê-lo pessoalmente e esse fato pode ser muito motivador para o aprendizado dos mesmos. Fiz testes no Painel Elétrico CC e utilizei o material didático disponível na página, achei um bom material e um guia para desenvolvimento de outras atividades utilizando o laboratório remotamente. Minhas críticas: o esquema elétrico à direita do painel, no primeiro exercício do manual o circuito equivalente não aparece. Os displays apresentam a leitura das correntes em mA e no painel está escrito A, mas no gráfico de correntes do lado direito a descrição é mA, para um aluno que não conhece o assunto isso pode gerar confusão. O tempo de utilização é muito pequeno para fazer os exercícios propostos, mas o aluno pode acessar o equipamento novamente, o que minimiza o problema. No mais, muito boa iniciativa e com certeza utilizaria para que os alunos fizessem algum trabalho. Abraços
Essa plataforma estimula aos professores da área das ciências da natureza a repensar o modo de como desenvolver suas aulas e incentiva à propor iniciativas educacionais que facilitem o trabalho em sala de aula, pois propõe mecanismos fáceis de entendimento aos alunos e, são trabalhados para os diversos níveis de escolaridade.
Gostei bastante da diversidade de experiências, da variedade de campos de conhecimentos, a ideia dos laboratórios virtuais é muito válido para este momento de ensino remoto e também para escolas que não possuem uma infraestrutura do tipo, só senti falta de alguns recursos não estarem claro qual a licença de uso.
Gostei bastante da diversidade de conteúdo da plataforma. São muitos pr0jetos, diversificados, que podem auxiliar bastante nas abordagens sobre tecnologia e internet. Muito positivo também são as publicações e a parte de notícias, que fortalecem a compreensão dos projetos, além de ser um excelente suporte didático, e para várias idades, como o quadrinho sobre segurança para internet. Dica: como o assunto envolve tecnologia e educação maker, esse fundamento poderia estar na navegabilidade do site, tornando o acesso mais intuitivo e interativo. Não encontrei também um link para pesquisa de projetos, acho que ajudaria muito para o professor encontrar soluções para suas propostas.
Excelente plataforma. Já salvei nos meus favoritos.
Capacitação para docentes no uso de plataformas de Aprendizagem remotas ou Ead, comunidade de compartilhamento de recursos e planos de aula para remixagem, referências e, para mim, o mais legal:
os laboratórios remotos de ciências, biologia e tecnologias. Muito boa a iniciativa. Parabéns.