Plataforma
Tipo de REliA: Plataforma
Disponibilidade:
Idioma:
Redes Sociais:
Facebook
Produzido por:
UFSC
Área do Conhecimento:
Licença de Uso:
Indicado por:
País:

RExLab da UFSC

Laboratório de experimentação remota desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina, focado em “educação maker” e robótica, que trabalha só com código aberto e recursos educacionais abertos. Usado por outros 112 países e premiado internacionalmente.

RExLab da UFSC
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4 respostas a RExLab da UFSC

  1. Josâne Geralda Barbosa disse:

    Esta plataforma é super interessante e abrange diversos assuntos. Possui acervo bibliográfico, simuladores nas áreas de Física, Biologia e Robótica e diversos cursos nas áreas de Física e Biologia. Todo ambiente é aberto, de fácil acesso e manuseio, auto explicativo. Os assuntos são atuais e apresentados de forma muito atrativa. Compreende e atende as demandas do estudante atual.

  2. Paulo Henrique Lopes Aguiar disse:

    Adorei esta iniciativa dos laboratórios remotos. Ao disponibilizar estes recursos virtuais abertos e livres acredito que há uma enorme contribuição para a educação. No contexto atual, observa-se uma carência de laboratórios diversos nas instituições de ensino. Isso se dá, principalmente devido às diversas limitações de recursos por parte das instituições pois a manutenção de laboratórios físicos exige além de um alto custo para manutenção a presença de profissionais especializados e reagentes de alto curso. Ao proporcionar os labs remotos, favorece o ensino pois além das questões já apontadas torna mais flexível o aprendizado pois não há a necessidade da presença física dos estudantes na instituição.

  3. Bruno Braga Fonseca disse:

    Muito interessante o laboratório de experimentação remota, é uma possibilidade dos alunos visualizarem equipamentos que talvez nunca possam fazê-lo pessoalmente e esse fato pode ser muito motivador para o aprendizado dos mesmos. Fiz testes no Painel Elétrico CC e utilizei o material didático disponível na página, achei um bom material e um guia para desenvolvimento de outras atividades utilizando o laboratório remotamente. Minhas críticas: o esquema elétrico à direita do painel, no primeiro exercício do manual o circuito equivalente não aparece. Os displays apresentam a leitura das correntes em mA e no painel está escrito A, mas no gráfico de correntes do lado direito a descrição é mA, para um aluno que não conhece o assunto isso pode gerar confusão. O tempo de utilização é muito pequeno para fazer os exercícios propostos, mas o aluno pode acessar o equipamento novamente, o que minimiza o problema. No mais, muito boa iniciativa e com certeza utilizaria para que os alunos fizessem algum trabalho. Abraços

  4. Adriana Moreno Costa Silva disse:

    Essa plataforma estimula aos professores da área das ciências da natureza a repensar o modo de como desenvolver suas aulas e incentiva à propor iniciativas educacionais que facilitem o trabalho em sala de aula, pois propõe mecanismos fáceis de entendimento aos alunos e, são trabalhados para os diversos níveis de escolaridade.

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