ScratchJr

ScratchJr é uma linguagem de programação introdutória que permite que crianças pequenas (idades 5 e mais) criem suas próprias histórias e jogos interativos.

As crianças juntam blocos de programação gráfica para fazer os personagens se mover, pular, dançar e cantar. As crianças podem modificar personagens no editor de imagens, adicionar suas próprias vozes e sons, até mesmo inserir fotos de si mesmas – então use os blocos de programação para tornar seus personagens vivos.

ScratchJr

ScratchJr

ScratchJr
Compartilhe:

8 respostas a ScratchJr

  1. Carla Lopes Rodriguez disse:

    O Scratch Jr é um excelente recurso para trabalhar os elementos do pensamento computacional na escola. O aplicativo para Android e IOS está disponível em português (http://scratchjr.org/) e prometem que logo terão uma versão web. O interessante do Scratch Jr é justamente a possibilidade de trabalhar o raciocínio lógico com crianças desde os 5 anos de idade e de forma bastante lúdica. O potencial do recurso vai além da proposta de trabalhar conteúdos das disciplinas mencionadas (matemática e informática). Suas características proporcionam o trabalho por projetos, a interdisciplinaridade e a transversalidade.

  2. Rejany dos S. Dominick disse:

    Ficou interessante o acesso!

  3. krys santos disse:

    Scratch deve conter formas mais praticas para as crianças, ainda é um jogo complicado para as crianças de 5 anos, pois as mesma ainda não sabem corretamente comno usar!

  4. Fernanda Lima disse:

    O Scratch Jr é um ótimo recurso de atrair os jovens do ensino medio para a aréa da educação, porém alguns jogos que são criados nao são muito uteis ois tem alguns jogos que funcionam normalmente mas depois de algumas semanas ficam travando e nao pegam mais direito o jogo para. então é melhor analisar e melhorar isso.

  5. Marcilene Rodrigues de Souza disse:

    ScratchJr é uma linguagem de programação que permite que as crianças possam criar as suas próprias histórias (imaginárias) e jogos. Os pequenos vão encaixando os blocos de programação gráficos para fazerem atores (bonecos) andar, saltar, dançar e cantar. As crianças podem modificar os atores no editor de pintura, adicionar as suas próprias vozes e sons usando sua criatividade, podem até inserir fotos de si mesmos no jogo e depois usar os blocos de programação para dar vida aos seus atores.
    Ainda não utilizei este recurso de Conhecimento e aprendizado, mas olhando bem o vídeo de amostra diz por si só que esta plataforma é bem interessante para os pequenos (crianças), onde eles vem despertar a curiosidade e imaginação para a criação de uma história e/ou contar algo que gosta de fazer utilizando os recursos da plataforma, e assim é claro a criança vai se desenvolver e criar gosto pela programação.

  6. Marcilene Rodrigues de Souza disse:

    O ScratchJr é uma linguagem de programação que permite que crianças (a partir de 5 anos) criem as suas próprias histórias e jogos. Neste mesmo os pequenos vão encaixando blocos de programação gráficos para fazerem atores andar, saltar, dançar e cantar. As crianças podem modificar os atores no editor de pintura, adicionar as suas próprias vozes e sons, e até inserir fotos de si mesmos e depois usar os blocos de programação para dar vida aos seus atores.

    Ainda não cheguei a usar este recurso de Conhecimento e Aprendizagem, mas analisando bem o vídeo de amostra, o mesmo se apresenta bem interessante, de forma em que as crianças venham se desenvolver e começar a gostar de programação, criando suas próprias histórias (mesmo sendo imaginários, as vezes) e acontecimentos.

  7. PEDRO AFONSO MORAES DA SILVA disse:

    Muito interessante pois tem seu conteúdo apropriado para todas as idades e de forma gratuita. Ao intuito de ser usado em sala de aula com crianças, trás os benefícios de ter características que chamam a atenção da criança, por ter cores vibrantes e alegres. Aponta-se como único ponto negativos o fatos de:
    > Sua Interface ser disponível apenas na linguagem inglesa.
    E cabe ressaltar a atenção em não fazer comandos ambíguos.

  8. PEDRO AFONSO MORAES DA SILVA disse:

    Muito interessante pois tem seu conteúdo apropriado para todas as idades e de forma gratuita. Ao intuito de ser usado em sala de aula com crianças, trás os benefícios de ter características que chamam a atenção da criança, por ter cores vibrantes e alegres. Aponta-se como único ponto negativos o fatos de:
    • Sua Interface ser disponível apenas na linguagem inglesa.
    E cabe ressaltar a atenção em não fazer comandos ambíguos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *